Descalvado, 05 de Agosto de 2020 Busca:   
Descalvado

Descalvado prorroga vacinação contra sarampo até 31 de agosto

29/07/2020

A Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o município estendeu a campanha de vacinação contra sarampo até o dia 31 de agosto. A vacina tríplice viral está disponível para as pessoas com idade entre 29 e 49 anos que não tomaram uma ou nenhuma das duas doses previstas no calendário nacional de imunização. A vacina que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, e pode ser tomada na Sala de Vacinação do Centro de Saúde Dr. Vital Brasil.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada tendo em vista que o Ministério da Saúde identificou que até meados de julho, apenas 4,2% do público-alvo dessa etapa - que é focada em pessoas de 29 a 49 anos - recebeu a imunização. A campanha começou em 2019, quando surgiu um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado, com o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e, depois, jovens de 20 a 29 anos.

Pare receber a dose da vacina, é necessária a apresentação da carteirinha de vacinação. Não devem ser vacinadas mulheres grávidas e pessoas que estão com o sistema imunológico comprometido em função de algum tratamento médico.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e que pode levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa via aérea, ao tossir, espirrar ou falar. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso.

A Sala de Vacinação do Centro de Saúde está localizada na Rua Bezerra Paes, n.º 221, no centro de Descalvado, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h as 16h.

Já me vacinei quando criança ou nas fases anteriores da campanha. Preciso ir de novo?

Essa é uma vacina de rotina, que normalmente é aplicada na infância. Atualmente, temos a dose zero, que é injetada entre 6 meses e 1 ano, a dose um, oferecida com 1 ano de vida e, por último, a dose dois, com 1 ano e 3 meses. Na atual etapa, indivíduos de 29 a 49 anos que não tenham recebido alguma dessas vacinas devem ir ao Centro de Saúde com a caderneta para serem protegidos com as que estão em falta, seja uma ou duas – a dose zero não entra na conta.

Para quem tomou as três doses até completar 1 ano e 3 meses, não há a necessidade de se vacinar novamente.





Voltar




 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados