Descalvado dá início aos protocolos para o retorno gradual das atividades escolares presen

Descalvado dá início aos protocolos para o retorno gradual das atividades escolares presenciais

Webmaster 29/07/2020 - 21:24
No último dia 27 de julho, segunda-feira, o prefeito Becão reuniu-se com os responsáveis da Secretaria de Educação e Cultura [SEEC], da Secretária de Saúde e o Procurador Geral do Município para a definição de alguns protocolos e medidas para um possível retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino. O governo do Estado de São Paulo divulgou um cronograma, dentro do Plano São Paulo, para o retorno gradativo às atividades letivas. De acordo com o cronograma, todas as quinze regiões administrativas do Estado precisam estar, durante vinte e oito [28] dias consecutivos na fase amarela, para o retorno parcial das aulas no próximo dia 08 de setembro que, por ser feriado municipal em Descalvado, seria no dia 09 de setembro [quarta-feira].

O cronograma foi considerado muito ousado no sentido de algumas regiões paulistas estarem, atualmente, ainda na fase vermelha, com muitos óbitos, e um grau de disseminação da doença ainda em uma curva ascendente, com taxas de ocupação de leitos hospitalares elevadas.

A Região Administrativa Central a qual pertence Descalvado [RA 12], composta por 26 municípios, está hoje com 106 leitos hospitalares disponíveis para a COVID 19, com um nível de ocupação abaixo dos 50%. De qualquer maneira, o poder público precisa se preparar, seja mais proximamente ou não para o retorno. O retorno dos alunos seria, nesse momento inicial, com 35% da capacidade total da respectiva instituição, segundo as orientações estaduais.

Cada unidade escolar, tendo uma unidade básica de Saúde como referência, deverá se preocupar com o distanciamento social dos alunos e funcionários em sala de aula e nos demais espaços, a medição da temperatura das pessoas e os protocolos sanitários apropriados. Algumas unidades já adquiriram os termômetros específicos, a produção de máscaras para todos está garantida e os materiais de higienização e limpeza estão sendo providenciados.

A SEEC avalia também a possibilidade de disponibilizar uma plataforma digital, tendo em vista a melhora das atividades remotas, implantadas na rede municipal desde abril, uma vez que o retorno gradativo dos discentes, até contemplar a totalidade do alunado, pode se prolongar até durante o ano letivo de 2021.

Logo do Facebook Deixe seu comentário