Descalvado recebe nota máxima da Cetesb no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos

Descalvado recebe nota máxima da Cetesb no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos 2019

Webmaster 13/08/2020 - 18:48
A Cetesb [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo] publicou o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos referente ao ano de 2019. De acordo com inventário, o município de Descalvado obteve, pelo 9º ano consecutivo, a nota máxima [10], mantendo a classificação de condições adequadas de operação.

O IQR [Índice de Qualidade dos Aterros Sanitários] avalia aspectos do manejo dos resíduos sólidos, como compactação e cobertura de terra, questões estruturais, como isolamento visual, além de cuidados com o meio ambiente, com a drenagem de gases e proteção do lençol freático.

O índice IQR publicado agora pela Cetesb se refere à avaliação realizada em 2019. As notas de 0 a 7 são consideradas com condições inadequadas e a notas de 7,1 a 10 são consideradas em condições adequadas. A correta gestão dos resíduos sólidos urbanos é fator primordial para assegurar o meio ambiente equilibrado e a qualidade de vida da população nos municípios.

Segundo dados da Cetesb, o índice que avalia a qualidade do tratamento dos resíduos por parte da Prefeitura Municipal de Descalvado vem sendo mantido no patamar máximo de avaliação desde 2011. De acordo com os dados do inventário, o município é uma das cidades que mais se destacam na região, conquistando ao longo dos últimos 9 anos, nota ‘10’ quanto as condições de tratamento e disposição dos resíduos urbanos.

Vale ressaltar que dos 639 municípios avaliados, apenas 91 se enquadraram na Faixa 1 do inventário, recebendo nota máxima quanto às condições ambientais dos aterros de destino dos resíduos urbanos.

Sobre o Índice
Desde 1997, a CETESB apresenta anualmente informações sobre as condições ambientais e sanitárias das áreas de destinação final de resíduos sólidos urbanos nos municípios paulistas. Este Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos [referente a 2019] reflete as condições ambientais dos sistemas de compostagem, das estações de transbordo e da disposição final em aterro dos resíduos sólidos urbanos – RSU, oriundos da coleta pública, a partir de dados obtidos e consolidados em cada um dos 645 municípios do Estado, e comparados entre 2018 e 2019.

Na elaboração do Inventário, as instalações de compostagem, assim como as estações de transbordo e os aterros em operação no estado de São Paulo, são todos periodicamente inspecionadas pelos técnicos das Agências Ambientais da CETESB para coleta de informações.

Logo do Facebook Deixe seu comentário