Descalvado, 05 de Março de 2021 Busca:   
Descalvado

Após 10 anos de espera, Prefeitura inaugura a Estação de Tratamento de Esgoto

16/08/2020

A Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH], entregou na última quarta-feira [12], a obra mais importante realizada ao longo dos últimos 20 anos: a Estação de Tratamento de Esgoto [ETE], que vai tratar 100% do esgoto doméstico da cidade. Em razão da pandemia imposta pelo novo coronavírus, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto acabou não sendo uma solenidade com o tamanho e a proporção com a qual a ocasião requereria, e por isso, o evento aconteceu de maneira singela e com um número bem reduzido de pessoas, o que não diminuiu a sua importância para o município.

Participaram da inauguração o prefeito Becão, o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, o Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, o Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica [DAEE], Francisco Eduardo Loducca, o Diretor da Bacia do Pardo Grande, Carlos Alencastre, o Presidente da Câmara Municipal, Sebastião Ricci, acompanhado dos vereadores Argeu Reschini e Diego Rodrigues da Silva, o Procurador Geral do Município, Daniel Bagatini, os Secretários Valdecir Marcolino [SEMARH] e Roberto Bonani de Souza [SELT], do ex prefeito José Carlos Calza e do ex vice-prefeito Luís Antônio do Pinho, o Diretor de Gabinete Rodrigo Oliveira e demais diretores, assessores e servidores da Prefeitura.

Especificamente na área do saneamento básico, esta é a maior e mais importante obra já realizada no município ao longo de toda a sua história. A conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto só foi possível graças ao empenho do prefeito Becão, do vice-prefeito Luiz Carlos Vianna e de toda a equipe da administração municipal.

Após 10 anos de obras paralisadas, a ETE finalmente pode ser entregue para o povo descalvadense, inserindo o município no seleto grupo de cidades brasileiras que tratam 100% do seu esgoto doméstico. Vale lembrar que no último dia 22 de julho, o IBGE divulgou uma pesquisa mostrando que, em dez anos, o número de municípios que contam com esgotamento sanitário no Brasil aumentou 9,4%. Apesar do avanço, cerca de 40% das cidades brasileiras ainda destinam o esgoto de forma insatisfatória, por isso, essa conquista da Prefeitura de Descalvado é histórica e precisa ser comemorada!

Para o vice-prefeito Luiz Carlos Viana, o inicio das operações da Estação de Tratamento de Esgoto representa um marco muito importante para o desenvolvimento social e econômico, sobretudo, para a sustentabilidade do município de Descalvado. “Para o município crescer e desenvolver, não podemos deixar de investir em infraestrutura e principalmente em saneamento básico, oferecendo qualidade de vida. Por isso Becão e eu, juntamente com os nossos colaboradores e competente equipe concentramos todos os esforços, no sentido de conseguir finalizar esta grande obra. Temos certeza, que com a operacionalização da ETE novos empreendimentos surgirão, novas empresas surgirão, novos programas habitacionais surgirão, e nada disso é possível, sem que tenhamos em funcionamento um bom sistema de saneamento básico para garantir o nosso futuro”, comentou Luiz Carlos.

O prefeito Becão também comemorou com grande alegria a entrega desta que era uma obra tão aguardada por toda a população descalvadense, e também ressaltou sobre os benefícios que a estação de Tratamento de Esgoto trará para a cidade. “Parabéns Descalvado! A entrega da Estação de Tratamento de Esgoto é sinônimo de mais qualidade de vida, investimento na saúde da população, respeito ao meio ambiente e desenvolvimento para a cidade! Vamos em frente, com a benção e a proteção de Deus!”, exaltou o prefeito municipal.

\"Essa é uma obra de resgate da dignidade da cidade. Faz de Descalvado uma cidade ambientalmente correta. Foi triste ouvir que a cidade não podia crescer por falta dessa estação. Isso foi vencido! Agora teremos um novo futuro\", afirmou o Secretario de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

SOBRE A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO – A construção da ETE foi iniciada no ano de 2008 e pertence ao governo do estado, que na época contemplou o município por meio do Programa Água Limpa. Infelizmente, quando estava prestes a ser concluída no ano de 2010, um impasse na justiça fez com que o município de Descalvado deixasse de contar o seu esgoto tratado.

Até 2017, muitos entraves e poucas atitudes político-administrativas foram de fato tomadas, até que a atual gestão municipal arregaçou as mangas e encarou o problema como de fato precisava ser encarado. Com coragem e determinação, Becão e Luiz Carlos Vianna, após autorização do Poder Legislativo, firmaram um Contrato de Financiamento para os investimentos na área de saneamento junto a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Desenvolve-SP, o que permitiu o acesso a uma linha de crédito de cerca de R$ 3,5 milhões para a aquisição e instalação das mantas protetoras e das demais benfeitorias que ainda restavam.

A ETE opera com um conjunto de quatro lagoas de tratamento, sendo duas anaeróbias e duas facultativas; além de um tanque de contato para desinfecção. O sistema permite a remoção de mais de 90% da matéria orgânica. O conjunto inclui uma estação elevatória de esgoto, 1,4 mil metros linha de recalque e 102 metros de emissário final.




Voltar


Após 10 anos de espera, Prefeitura inaugura a Estação de Tratamento de Esgoto


 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2021 - Todos os direitos reservados