Descalvadenses devem ficar atentos para não serem lesados com a falsa oferta de cursos pro

Descalvadenses devem ficar atentos para não serem lesados com a falsa oferta de cursos profissionalizantes gratuitos

Webmaster 27/11/2020 - 07:05
Empresas têm impulsionado anúncios nas redes sociais, com ofertas de diversos tipos de cursos profissionalizantes gratuitos. Além de abusiva, prática leva os mais desatentos a um conhecido golpe pela internet


A crise financeira vivida ao longo dos últimos anos pelos brasileiros, e consequentemente pelos descalvadenses, tem refletido na dificuldade de se conquistar ou reconquistar os postos de trabalho. Diante disso, muita gente têm buscado alternativas para ingressarem ou voltarem ao mercado de trabalho e uma delas, é a qualificação em outras áreas.

Mas, o que a princípio pode parecer “uma luz no fim do túnel”, tende a se tornar uma verdadeira “cilada”. É que nas últimas semanas algumas propagandas tem circulado em Descalvado, especialmente através das redes sociais, anunciando cursos gratuitos de qualificação em diversas áreas. A princípio, os anúncios parecem estar vinculados a algum órgão da administração pública, em razão da utilização - sem autorização - de imagens de prédios ou espaços públicos da cidade. Em alguns casos, até o brasão oficial da cidade teria sido utilizado, mesmo sem que haja qualquer vinculo com entidades ou órgãos municipais.

A prática - que ao que tudo indica trata-se, supostamente, de um antigo golpe aplicado pela internet - funciona da seguinte maneira: os interessados são atraídos por um anúncio no Facebook, por exemplo, e onde há um link para inscrição do curso oferecido. A página que capta os dados da pessoa interessada é bem elaborada, com cores e padrões que remetem a programas ou instituições ligadas ao poder público – seja ele do Governo Federal, Estadual ou Municipal. No entanto, ao observar com mais atenção, não é possível identificar, de forma clara e objetiva, de que se trata de algum curso ou programa oferecido por órgãos públicos, mesmo que estejam sendo utilizadas imagens de prédios ou locais públicos, ou ainda de símbolos oficiais, como o Brasão da cidade.

Na mesma página onde os interessados são direcionados, é possível verificar que as mesmas “ofertas” de cursos gratuitos e 100% presenciais estão sendo oferecidas em diferentes cidades e estados, reforçando a suspeita de que pode se tratar de um golpe. Em Descalvado, já foram oferecidos, por exemplo, cursos de Pacote Office, Programação, Designer Gráfico, Atendente de Farmácia, Operador de Caixa, Operador de Empilhadeira, Criação de Aplicativos, Contabilidade, Técnicas de Vendas, dentre outros. Em pelo menos dois anúncios, foram utilizadas imagens da antiga Estação da Fepasa, e mais recentemente, do prédio que abriga a Prefeitura Municipal. Em ambos os casos, a oferta de cursos não tem qualquer tipo de envolvimento com o poder público.

As chamadas pedem que os interessados cliquem em um link para se inscrever. Após a inscrição, os interessados recebem uma mensagem via WhatsApp, contendo dizeres que alertam sobre “única chamada”, “Parabéns, você foi selecionado entre as milhares de pessoas que se cadastram através do Facebook”, “Sua solicitação para obter o *CURSO GRATUITO* foi aceita para a cidade de *Descalvado-SP” e “Basta comparecer na data e local descritos abaixo para realizar sua matrícula com os benefícios de *ISENÇÃO TOTAL* de taxa de matrícula, mensalidades, certificado de conclusão, exceto suporte pedagógico”

Apesar de induzir os interessados de que os cursos são oferecidos por um órgão ou instituição governamental, o programa é da iniciativa privada. O problema é que esses ‘cursos gratuitos’, na maioria das vezes, são apenas propaganda enganosa para atrair as pessoas até o local de matrícula. Ao chegar até o local indicado, o interessado acaba descobrindo que para participar dos tais cursos, é preciso assinar um contrato com a empresa, no qual estão previstas cobranças pelas quais eles chamam de “suporte pedagógico”. Infelizmente, aqueles que ainda acreditam tratar-se de uma oferta idônea, acabam assinando o contrato sem questionar, ficando atrelados a uma dívida mensal, que pode ultrapassar R$ 200.

No ano passado, centenas de moradores da cidade de Franca procuraram a polícia para registrar um boletim de ocorrência, depois de se sentirem lesadas pelo suposto golpe envolvendo anúncios com a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário