Prefeitura prossegue com as melhorias no Sistema de Tratamento de Agua

Prefeitura prossegue com as melhorias no Sistema de Tratamento de Agua

Webmaster 27/11/2020 - 07:43
A Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e Recursos Hídricos [SEMARH] realizou a reforma do ‘Filtro 64’ da Estação de Tratamento de Agua [ETA] do município. O serviço consistiu na substituição dos seixos [areias com granulometrias específicas], com um custo aproximado de R$ 10 mil.

De acordo com a SEMARH, este é o sexto filtro reformado na atual gestão, concluindo o cronograma de metas relacionadas à manutenção do sistema de tratamento de água nestes primeiros quatro anos de mandato. Segundo o Secretário Valdecir Marcolino, a SEMARH conta com 6 filtros em funcionamento na ETA, e este foi o último deles a ser reformado. De acordo com o Secretário, ‘a finalidade destas manutenções é proporcionar ao sistema de tratamento um funcionamento correto para garantir sua eficiência e garantir a qualidade da água fornecida à população’.

Atualmente, a ETA opera com uma vazão média de 108 l/s, funcionando em média 18 horas por dia, sendo que nas 6 horas restantes opera com 40 l/s, diariamente. A capacidade nominal da ETA é de 120 l/s, com 6 filtros em funcionamento.

Os filtros são compostos por quatro camadas de pedregulhos com tamanhos entre 50,8 mm e 6,35 mm e finalizando com areia com granulometria de 2,00 à 0,59mm. Esse material deve ser trocado a cada dois anos para manter a taxa de filtração ideal, evitando transtornos e garantindo a qualidade da água. A lavagem dos filtros é feita diariamente e a água utilizada para a lavagem é reservada para decantação e reciclada, retornando ao sistema em média de 75% no total.

De acordo com o prefeito Becão, que acompanhou parte do serviço de reforma do 6º filtro, “através destes importantes investimentos, a Prefeitura mantém o nível de excelência no tratamento de água que abastece 65% da população descalvadense, que por meio deste sistema, recebe em casa a água captada nas represas Rosária e Calmon”, destacou.

Com a reforma dos filtros, a Prefeitura mantém um rigoroso acompanhamento no tratamento da água fornecida pela ETA, oferecendo água de excelente qualidade e em conformidade com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Logo do Facebook Deixe seu comentário