Descalvado começa a vacinar os profissionais da linha de frente no enfrentamento à COVID-1

Descalvado começa a vacinar os profissionais da linha de frente no enfrentamento à COVID-19

Webmaster 22/01/2021 - 17:01
O município de Descalvado, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu no início da tarde desta quinta-feira [21], um total de 400 doses da vacina contra a Covid-19. O lote contendo as vacinas foi recebido pelo prefeito Becão, pelo vice-prefeito Diego da Global, pelo Secretário de Saúde, Wander Bonelli, e demais servidores da área da saúde.

A Prefeitura recebeu as doses do governo estadual, das quais vieram diretamente do Instituto Butantã. Em menos de uma hora após o recebimento, a Secretaria de Saúde deu início às primeiras aplicações em três profissionais da saúde que estão na ‘linha de frente’ do combate a pandemia no município.

Maria de Lourdes Cordeiro Santana, enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica de Descalvado, foi a primeira pessoa do município a receber a vacina desenvolvida em parceria entre a Sinovac e o Instituto Butantan. “É uma emoção muito grande participar deste momento histórico e saber que a vacina chegou e daqui a algum tempo todos estarão sendo imunizados”, afirmou Maria de Lourdes.

A segunda profissional da saúde a ser vacinada foi Roseli Miriam Costa, que é técnica de enfermagem na Sala de Vacinas do Centro de Saúde. Já o terceiro profissional a receber a primeira dose da imunização contra a Covid-19 em Descalvado foi o médico Dr. Jair Antônio Costa, médico que está a mais tempo em serviço na rede de atenção básica de Descalvado. Na sequência, outros profissionais da linha de frente no combate à pandemia foram sendo vacinados.

De acordo com a coordenadora do Centro de Saúde, Michele Fabiana Longo, até o final da tarde de quinta-feira cerca de 45 pessoas que atuam na Vigilância Epidemiológica e no Centro de Saúde já haviam sido imunizadas. Ainda de acordo com a coordenadora, foram disponibilizadas equipes para aplicar a vacina em todas as unidades da secretaria nesta sexta-feira [22], e no sábado [23] haverá um plantão especial no Centro de Saúde, com horário agendado para que os servidores que não puderam ser imunizados nos 2 primeiros dias possam ser vacinados. A estimativa é de que até o final desta semana, todos os 400 profissionais estejam vacinados, com exceção daqueles que por algum motivo específico não poderão receber a primeira dose neste prazo.

“Para nós é um dia de muita esperança no enfrentamento à Covid-19”, destacou o prefeito Becão [PL]. “Hoje começamos a vacinação dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente e que diariamente lutam contra esse inimigo invisível. Nossa esperança agora é que os governos federal e estadual alinhem a distribuição de mais doses o mais rápido possível, de forma a concluirmos a imunização dos grupos prioritários e dos grupos de risco, e em seguida, possamos também conforme a disponibilidade de vacinas, começar a imunizar toda a nossa população. Estamos prontos para essa grande operação e que faz parte do plano nacional de imunização”, acrescentou o prefeito.

Segundo informações da DRS-III de Araraquara, em breve Descalvado – assim como as demais cidades paulistas - estarão recebendo novos lotes da vacina, destinados a aplicação da segunda dose da vacina, conforme instruções do Instituto Butantan.

Calendário de vacinação
Ainda não há previsão de calendário detalhado de convocação dos demais grupos da população-alvo. Novas doses da vacina estão sendo fabricadas e, aos poucos, serão disponibilizadas.

A secretaria de Saúde alerta que ainda não é possível ir aos postos de saúde para tomar a vacina. A população será convocada amplamente tanto pelos canais oficiais da Prefeitura Municipal quanto pela mídia local e regional no devido momento, quando mais doses forem disponibilizadas.
Logo do Facebook Deixe seu comentário