Cães abrigados no Canil receberão adestramento visando facilitar adoção

Cães abrigados no Canil receberão adestramento visando facilitar adoção

Webmaster 13/05/2010 - 23:03
Os cães que estão abrigados no Canil Municipal passarão por adestramento. O projeto faz parte do projeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do aluno de veterinária Fábio Terrassi Leitão, da Unicastelo. O programa visa a “a avaliação do adestramento como ferramenta para a motivação e adoção de cães errantes”, e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Descalvado.

Os trabalhos já estão em andamento há pelo menos três semanas. Dez cães foram divididos em dois grupos, contendo cinco animais cada. Um deles receberá o chamado “método de obediência básica”, com ordens de comando simples – como “senta”, “levanta”, “junto” etc. Quando um cão compreende o que o adestrador quer, recebe recompensa – no caso, um afago. “Não trabalho com petiscos”, diz Terrassi. No caso do animal não atender a um comando, recebe como “punição” um leve puxão pela coleira.

Quando os trabalhos terminarem, após 30 aulas de adestramento, os animais, os que receberam treinamento e os que não foram amestrados, serão colocados para a adoção. O objetivo, segundo Terrassi, é fazer com que o cão adotado sinta respeito pelo dono, seja obediente e sociável, e tenha uma convivência pacífica com outros animais domésticos.

Os cães que estão passando por treinamento são os chamados “vira-latas”. Eles foram escolhidos aleatoriamente, sem distinção de sexo e idade. De acordo com Terrassi, “após a conclusão do adestramento será promovida a adoção dos animais, após o fim do treinamento”. Posteriormente, de acordo com o projeto, após dois meses de convívio com o cão adotado, o proprietário será visitado e arguido sobre a interação ente os mesmos. “Coletados os dados, estes serão enviados e confrontados com a literatura específica para as conclusões a respeito do tema”.

Ainda segundo o treinador, o programa também busca sensibilizar o poder público a investir em adestramento de cães, como forma de incentivar a adoção de animais alocados em canis municipais.

Logo do Facebook Deixe seu comentário