Descalvado, 15 de Abril de 2021 Busca:   
Descalvado

A partir das 23h de hoje, Descalvado e outras 644 cidades paulistas passarão a contar com “Toque de Restrição”

27/02/2021

Na última quarta-feira [24], o governador João Doria [PSDB] anunciou a restrição de circulação em todo o estado das 23h às 5h. A medida entra em vigor na noite desta sexta [26] e deve permanecer até o dia 14 de março.

Chamada de "toque de restrição" pelo governador, a determinação é complementar ao plano de flexibilização econômica - o chamado Plano São Paulo - e foi orientada por médicos e cientistas que fazem parte do comitê de saúde do governo estadual para coibir aglomerações.

"Muitas perguntas foram feitas com relação a isso [restrições só à noite]. Nós temos que diferenciar. Me perguntaram sobre pessoas em transportes, nas ruas. Quem está na rua trabalhando ou procurando emprego está de máscara, está com medo, está preocupado com a pandemia e respeita os protocolos", disse nesta sexta-feira [26] a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Ela foi tomada após o estado ter registrado o maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia. O governo teme que os leitos se esgotem em 22 dias.

O cumprimento da restrição de circulação será fiscalizado por uma força-tarefa composta por integrantes das vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon.

O governador afirmou que para uma maior efetividade na restrição de circulação de pessoas neste período, haverá uma força-tarefa para ampliar a fiscalização dos estabelecimentos. Ainda de acordo com o governo estadual, o direito de ir e vir não será restringido, mas o descumprimento de protocolos resultará em multa – e isso para além da multa já estabelecida para quem não usa máscara.

Em decreto publicado no Diário Oficial desta sexta, o governador autoriza a PM a determinar a dispersão de aglomerações, "sempre que constatar reunião de pessoas capaz de aumentar a disseminação da Covid-19."

PRINCIPAIS PONTOS DA RESTRIÇÃO

- Serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados, podem funcionar no horário de restrição;

- Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário. No entanto, o funcionamento desses estabelecimentos já era restrito pelo Plano SP, a depender da região do estado;

- Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos;

- Na prática, governo diz que vai endurecer fiscalizações no horário das 23h às 5h.

- Polícia vai fazer blitzes de orientação à noite, mas não serão aplicadas multas a pessoas que estiverem nas ruas após as 23h.

FASE VERMELHA

Descalvado e outros 16 municípios da região pertencentes à DRS-III permanecem na fase vermelha pela quarta semana consecutiva por conta da lotação dos leitos de UTI, que chega a 90,4%. Santa Rita do Passa Quatro [que pertence à DRS XIII - Ribeirão Preto] saiu da fase laranja para a vermelha, uma vez que os leitos de UTI da regional têm ocupação de 77,2%.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa do governo do estado, nesta sexta-feira [26], durante a 23ª atualização do Plano São Paulo, que determina as regras da quarentena contra o novo coronavírus.

Na fase vermelha são permitidos o funcionamento apenas serviços essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.





Voltar




 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2021 - Todos os direitos reservados