Secretário de Saúde de Descalvado publica pesquisa inédita no país com orientações técnica

Secretário de Saúde de Descalvado publica pesquisa inédita no país com orientações técnicas que evita o desperdício das doses das vacinas contra a Cov

Webmaster 18/05/2021 - 20:14
Município de Descalvado tem se destacado pela técnica que permite o aproveitamento de mais de 100% das vacinas recebidas pelo Plano Nacional de Imunização



Na última sexta-feira [7], o Secretário de Saúde de Descalvado, Wander Bonelli, publicou um estudo técnico que traz, com riqueza de detalhes, como o município localizado no interior paulista vem conseguindo o aproveitamento de mais de 100% das doses enviadas pelo Plano Nacional de Imunização, na campanha de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o documento – que também foi enviado diretamente aos pesquisadores do Instituto Butantan, na capital – por meio da utilização do insumo [seringa] adequado para aspiração [tal qual como vem sendo feito em Descalvado] a técnica permite o desperdício zero do imunizante, através do espaço residual das seringas. Uma ação vantajosa diante do cenário da pandemia do novo coronavírus.

A administração parenteral das vacinas é realizada através de seringas, agulhas e soluções para obtenção de efeito terapêutico, tendo como vantagem a rapidez da ação e eficiência na dosagem. A escolha de qual seringa utilizar deve levar em consideração a via de administração e o volume a ser administrado. O espaço residual das seringas é informado pelos seus fabricantes, estando especificados nas normas brasileiras [NBR] tendo que atender para cada tipo e tamanho da seringa.

Na nota técnica publicada, há uma observação acerca do descontentamento em vários estados do país, relatando que as doses contidas nos frascos de vacina da Covid-19 foram reduzidas e que, em sua grande maioria utilizava-se apenas nove doses do imunizante, sendo notificado como suspeita de queixa técnica por dose volume menor que o declarado no rótulo das vacinas.

No município de Descalvado, através do corpo Técnico de Enfermeiros e Farmacêutico, e baseados nos resultados com informações seguras e evidenciadas, chegou-se a conclusão de que o problema não se referia à precisão da dose que o paciente receberia, mas, o desperdício acumulado em cada bico da seringa utilizada descrito como “espaço residual”.

Trata-se de um espaço localizado no bico da seringa, onde ocorre a junção com a agulha. Esse espaço comporta uma quantidade do imunizante que não será aplicada, porém não apresentará prejuízo a dose aplicada desta forma o paciente não receberá dose a menor. Na prática, o que acontece é que seringas com tamanhos diferentes terão espaço residual maior ou menor.

O Espaço residual na seringa de 1 ML ou 3 ML retém de 4 a 10 UI, gerando desperdício de uma a duas doses por frasco do imunizante COVID-19. O grupo técnico do município planejou a possibilidade de adquirir uma seringa ideal para utilização da imunização da contra a Covid-19 com material encontrado no mercado, com descritivo capaz de atender nossas necessidades, avalizando eficiência na administração do imunizante e eficácia na utilização do imunobiológico garantindo utilizar do conteúdo do frasco com mínima perda residual inferior a 0,04 [Ml].

Os descritivos utilizados para as compras dos insumos foram:

- Seringa Descartável de 3 ml bico central tipo LUER LOCK, resíduo zero, cristal, graduada e legível.

- Seringa Descartável de 1 ml bico central, resíduo zero, cristal, graduada e legível.

Considerando que no frasco da vacina CORONAVAC - BUTANTAN contém 5,7 ml do imunizante, garantiu-se aproveitamento de 11 doses da vacina e, no frasco da vacina ASTRAZENECA DE OXFORD contém 3 ml do imunizante garantiu-se assim 6 doses da vacina por frasco. Justificando assim o motivo pelo qual o município de Descalvado vem despontando com quantitativo superior a 100% [cem por cento] de doses aplicadas comparando-se com o quantitativo de doses recebidas.

Com a conclusão dos estudos, ficou comprovado que o município de Descalvado, por meio da utilização de seringas adequadas e adquiridas com recursos próprios da Prefeitura Municipal, potencializou o número de aplicações de doses, com resultados que superam 10% do conteúdo dos frascos recebidos pelo Plano Nacional de Imunização, não apresentando perda do imunizante.

Quanto aos insumos recebidos para a campanha de vacinação da COVID 19, foram utilizados nos diversos equipamentos de saúde do município [USFs e Pronto Atendimento Médico], sem causar a perda do material, pois todos apresentam o registro na ANVISA e estão compatíveis com demais procedimentos injetáveis.

De modo a comprovar a eficácia da ação desenvolvida por meio do estudo, até nesta terça-feira, dia 11 de maio, o município de Descalvado havia recebido um total de 11.985 doses, sendo 12.239 aplicadas até a presente data, assegurando ainda um estoque de aproximadamente 700 doses.

“O resultado conquistado comprova que o trabalho em equipe é considerado um instrumento indispensável na atuação dos profissionais de saúde e é o meio mais adequado para que se possam ter os resultados esperados, com planejamentos imprescindíveis para conseguir o objetivo desejado”, disse o secretário Wander Bonelli.

Logo do Facebook Deixe seu comentário