Secretário e Vereador buscam credenciamento de Descalvado como Município de Interesse Turí

Secretário e Vereador buscam credenciamento de Descalvado como Município de Interesse Turístico

Webmaster 29/05/2021 - 16:32
Além de colocar a cidade no mapa turístico oficial do Estado de São Paulo, o selo MIT garante recursos estaduais e federais para a infraestrutura local



Lideranças locais estão fazendo gestões junto à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo na tentativa de transformar Descalvado em Município de Interesse Turístico [MIT]. Nesta terça-feira, 25, o Secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Betinho Bonani, representando o Prefeito Becão Reschini, esteve em São Paulo reunido com Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo e Viagens, para pessoalmente dar início às tratativas de credenciamento da cidade.

Este caminho também tem sido percorrido pelo Vereador Daniel Bertini [PODEMOS] que, desde 2019 busca a inserção de Descalvado no programa da Secretaria de Turismo, uma vez que os benefícios locais seriam inúmeros. Para ser credenciada, nossa cidade deve preencher alguns critérios como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo ativo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos turísticos reconhecidos.

De acordo com as autoridades descalvadenses, o município preenche os requisitos em virtude de seu patrimônio histórico/cultural e, principalmente por seus recursos naturais. O que será necessário a partir de agora será a implementação de políticas públicas voltadas de fato ao turismo, visando criar condições de aperfeiçoamento e desenvolvimento sustentável dessa atividade.

“Muito já se falou sobre o desenvolvimento do turismo em Descalvado, planos e metas foram traçados, a área já constou de inúmeras campanhas políticas e, até o presente momento, de concreto temos muito pouco. Porém, não é momento de nos apegar ao passado, mas, olhar para frente e para o futuro e, estamos dispostos a desenvolver o trabalho necessário para que Descalvado entre de fato, no mapa do turismo oficial do Estado. Posso dizer que a reunião com o Secretário Vinícius foi muito boa e produtiva e, agora iremos correr atrás da parte técnica e burocrática que nos compete”, explicou Bonani.

Para o vereador Daniel Bertini, é uma grande oportunidade para o município, assim como tem sido para cidades que já fazem parte do MIT. “Potencializar o turismo significa aumentar o fluxo de pessoas em nossa cidade e por consequência os investimentos, o fomento do comércio e da indústria e da geração de emprego e renda que tanto a nossa população precisa. Com o título de MIT, a cidade passa a receber recursos anuais do Governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba, que atualmente é da ordem de R$ 650 mil, fomenta e amplia o fortalecimento das atividades econômicas locais. Sem contar que hoje, para pleitearmos verbas federais para o turismo, temos que ter o MIT”, destacou.

A reunião de Betinho com o Secretário de Turismo e Viagens do Estado aconteceu no mesmo dia do anúncio da liberação de R$ 50,4 milhões do Governo do Estado para municípios turísticos. O Governador João Doria autorizou na terça-feira a assinatura de convênios com 140 Municípios de Interesse Turístico [MITs] cujos recursos serão utilizados para obras e melhorias de infraestrutura das cidades.

“Hoje estamos iniciando esse processo numa retomada muito importante dos valores do turismo, confiantes que gradualmente poderemos retomar as atividades econômicas de forma segura, respeitando os protocolos, a vida e a saúde. É fundamental termos sempre o sentimento de que sem pessoas, não há economia”, afirmou o Governador na ocasião.

Com a autorização, a Secretaria de Turismo e Viagens, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos [Dadetur], formalizará os convênios e dará início ao processo de liberação dos recursos.

“Em breve será Descalvado a assinar este convênio e ser contemplado com os recursos e investimentos”, finalizaram o Secretário Betinho e o vereador Daniel Bertini.

Queremos destacar e agradecer também aqui ao ex-Prefeito da cidade de Santa Rita do Passa Quatro Leandro Pilha, pela grande ajuda para nossa cidade nesta busca para nosso município.

Logo do Facebook Deixe seu comentário