Descalvado, 20 de Janeiro de 2022 Busca:   
Descalvado

Secretaria de Saúde convoca população para a reta final da campanha de vacinação contra a gripe

05/07/2021

A Secretaria de Saúde do município de Descalvado convoca toda a população para comparecer aos postos nesta reta final da campanha de vacinação contra a gripe, que se encerra em 9 de julho, mas ainda têm baixas coberturas. Até o momento, os percentuais de todos os públicos ainda estão abaixo da meta.

Esta terceira e última etapa da campanha, que começou no dia 9 de junho, está disponível para pessoas com comorbidades e com deficiência [física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla]; caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Visando reduzir aglomerações para reforçar a prevenção à COVID-19, o cronograma da campanha foi dividido em três etapas e, mesmo entre os grupos inseridos anteriormente e que ainda podem comparecer aos postos, ainda há baixa adesão.

A primeira etapa começou em 12 de abril, e a segunda, a partir de 11 de maio. \"Contamos com a participação de todos os públicos para a conclusão da campanha, sobretudo, com a finalidade de se protegerem contra o vírus Influenza. É fundamental a conscientização de todos quanto a importância de se vacinar \", disse o Secretário de Saúde, Wander Bonelli.

O Instituto Butantan disponibilizou ao Brasil 80 milhões de doses para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 [H1N1]pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 [H3N2]; e B/Washington/02/2019 [linhagem B/Victoria].

Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 809 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave [SRAG] atribuíveis ao vírus Influenza e 119 óbitos.

\"A gripe e a COVID-19 são doenças respiratórias que circulam simultaneamente em todo o Estado e também no nosso município. Por isso, toda medida preventiva é necessária para cuidar de si e do próximo. A vacina é totalmente segura e não causa gripe, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que garantem a devida proteção”, complementou Bonelli.

COVID-19

Quem está nos grupos da campanha de gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra COVID-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias para receber doses destinadas a prevenção contra estas doenças.

Se houver interesse em intercalar o cronograma, como o imunizante contra o novo coronavírus é aplicado em duas doses, é possível receber a primeira, aguardar 14 dias para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 14 dias para receber a segunda dose contra COVID-19.

Respeitando os protocolos de prevenção, as salas de vacinação deverão manter organização do ambiente e evitar aglomerações, com distanciamento entre mesas e profissionais e pacientes, além da disponibilização de álcool para higienização das mãos.

A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra COVID-19.

Os profissionais estão orientados a fazer triagem com identificação de paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Os que apresentarem apenas tosse ou coriza poderão receber a vacina, com a orientação para procurar um serviço de saúde. A mesma recomendação será dada aos que apresentarem febre ou mau estado geral, e neste caso a aplicação da vacina precisará ser reprogramada até a recuperação do quadro clínico.





Voltar




 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2022 - Todos os direitos reservados