Apesar das restrições impostas pela pandemia, aniversário de Descalvado contará com a real

Apesar das restrições impostas pela pandemia, aniversário de Descalvado contará com a realização de eventos culturais e artísticos

Webmaster 04/09/2021 - 12:01
No próximo dia 8 de setembro, a cidade de Descalvado comemora mais um aniversário. A data celebra os 189 anos de fundação da cidade, e pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia do novo coronavírus e das medidas de distanciamento social, não haverá a realização da tradicional festa de aniversário da cidade.

Assim como ocorreu em 2020, não será possível a realização, dentre outros eventos, do Desfile Cívico de 7 de Setembro, de shows e apresentações artísticos na Praça da Matriz, e também de jogos e eventos esportivos.

Mas a impossibilidade de realização destes eventos não implicará na ausência de outras ações que devem marcar o aniversário da cidade. Uma pequena - porém relevante - agenda de eventos culturais e artísticos marcará os 189 de Descalvado. A autora Cida Alfieri publica seu sexto livro e fez questão de realizar o lançamento na semana de aniversário de sua cidade natal. O livro infanto-juvenil “Menina pirralha - outras histórias” é a continuação da obra de 10 séries publicada em 2018. A nova versão traz episódios atualizados sobre a vida da protagonista ‘Julinha’.

A publicação conta com a elaboração e produção da empresa DCastro Produções, com ilustrações de Rafaella Tuma, com a assistência de produção de Gercilene Azevedo da Cunha e realização do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Aldir Blanc, e do Ministério do Turismo.

O lançamento será no próximo sábado, dia 4 de setembro, das 16h ás 18h, na Biblioteca Pública Municipal “Prof. Gerson Álfio de Marco”, localizada na rua Guerino-Oswaldo, n° 446, Centro.

Parte dos exemplares serão doados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, à Secretaria de Educação e Cultura de Descalvado e às Bibliotecas Municipais de Araras, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira e São Carlos. Outra parte será destinada à venda em livrarias comerciais pelo preço de R$ 20,00 cada.

Além do presente de Cida Alfieri para a cidade, as formações musicais da Escola Municipal de Música “Maestro Quique Todescan”, fará duas apresentações online em sua página do Facebook: no dia 07 de setembro, a Orquestra Filarmônica vai tocar o hino da Independência e no dia 08, a Banda Municipal toca o Hino de Descalvado. Acesse a página pelo link https://www.facebook.com/musicadescalvado.

DESCALVADO 190 ANOS

As festividades dos 189 anos de Descalvado também marcam o início das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e dos 190 anos de Descalvado, ambos a serem celebrados em setembro de 2022.

Assim, a Prefeitura Municipal dá início aos preparativos para as comemorações dos 190 anos da cidade, oportunidade em que certamente as medidas sanitárias restritivas e de distanciamento social estarão fora da programação.

No último dia 24 de agosto, realizou-se a primeira reunião para tratar da abertura do Obelisco, estrutura localizada na Praça do Centenário, atrás da Igreja Matriz. O monumento foi construído como parte das comemorações do Centenário da Independência em 1922, e abaixo dele foi enterrada uma cápsula do tempo com vários objetos significativos do período.

A cápsula dever ser aberta a cada 50 anos, como já ocorreu em 1972 e ocorrerá novamente em 2022, quando se comemora o bicentenário da Independência. A programação é que os objetos encontrados sejam expostos no Museu e que se reúnam objetos que testemunhem o cotidiano dos dias atuais para serem novamente enterrados.

Nesta primeira reunião estiveram presentes o senhor Benedicto Chiaretto [que estava presente na abertura de 1972], o memorialista Luiz Carlos Lima [Cal], o Secretário de Educação e Cultura, Marco Antônio Pratta, a Diretora de Educação e Cultura, Alessandra Paganotto, e o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Mario Zambelli.

AGENDA 190 ANOS

Também para celebrar o 190º aniversário da cidade, a municipalidade está preparando a ‘Agenda 190 Anos’, que reunirá ações de diversas secretarias, entre elas, Educação e Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Agricultura, Obras, Saúde e outros setores da Prefeitura.

Serão ações que prometem modernizar novos equipamentos públicos da cidade, como o auditório da FEPASA, museu, praças, ruas; resgatar a memória e a história; promover atividades educativas voltadas para a preservação do meio ambiente, saúde e bem estar, além da realização dos eventos já tradicionais como a festa da cidade.

Dentro da programação da ‘Agenda 190’ também estão previstas a entrega de novos espaços públicos como a pista de skate, a revitalização da praça do Lago, do Poupa Tempo, entre outros.

Logo do Facebook Deixe seu comentário