Aterro Sanitário de Guatapará recebe fiscalização de equipe da Prefeitura de Descalvado

Aterro Sanitário de Guatapará recebe fiscalização de equipe da Prefeitura de Descalvado

Webmaster 03/10/2021 - 17:03
O Secretário de Administração da Prefeitura de Descalvado, Marcelo Monzani, acompanhado do Diretor da Secretaria de Obras, Carlos H. Barbalho, e do Chefe da Fiscalização Ambiental, Dario Maio, visitaram no último doa 21 de setembro, o Centro de Gerenciamento de Resíduos [CGR] de Guatapará, local para onde são enviados os resíduos sólidos domiciliares do município.

A visita faz parte das diretrizes impostas pelo contrato celebrado entre a Prefeitura e a empresa que faz a gestão final dos resíduos sólidos de Descalvado, bem como integra o protocolo das diretivas de resíduos sólidos do Programa Município VerdeAzul, do governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer a usina de biogás, que utiliza os gases gerados no processo de decomposição do lixo, principalmente o metano, para produzir energia. De acordo com o Assistente de Operações Jessé Garcia, a usina tem capacidade de produzir 4,2 megawatts de energia e abastece a subestação de Pradópolis.

O CGR Guatapará, licenciado pela Cetesb e com nota dez no Índice de Qualidade de Resíduos [IQR], recebe resíduos domiciliares de 12 municípios da região e resíduos industriais de outros 30 municípios. O chorume gerado no aterro, cerca de 9 mil m³ por mês, é encaminhado para tratamento em Ribeirão Preto.

“A prefeitura de Descalvado preza pelo respeito ao meio ambiente, bem como pelo cumprimento de todas as cláusulas oriundas dos contratos celebrados com as empresas que prestam serviços para o município. Pudemos constatar que todas as exigências estão sendo cumpridas de forma satisfatória, e que a CGR de Guatapará também está em conformidade com todas as suas obrigações para a proteção do meio ambiente”, disse o Secretário de Administração.

Logo do Facebook Deixe seu comentário