Neste sábado tem ’Dia D’ da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

Neste sábado tem ’Dia D’ da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

Webmaster 15/10/2021 - 20:20
A Secretaria Municipal da Saúde do município de Descalvado realiza neste sábado, dia 16 de outubro, o ‘Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A ação acontecerá no Centro de Saúde e na USF do bairro Tamanduá. O horário especial de atendimento será das 8h às 16h.

A Campanha teve início no dia 1º e se estende até 29 de outubro de 2021. Em Descalvado, a Sala de Vacinas do Centro de Saúde Dr. Vital Brasil está aberta para a aplicação das vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A pandemia acentuou a queda na procura por essas vacinas de rotina, o que aumenta a chance de que doenças consideradas erradicadas possam voltar a circular ou aquelas que vinham com baixos índices cresçam. Índices baixos de vacinação aumentam os riscos para doenças imunopreveníveis, como coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite meningocócica e pneumocócica, gastroenterite por rotavírus, hepatites A e B, entre outras.

A campanha de multivacinação tem como objetivo oferecer acesso a todas as vacinas do calendário nacional e atualizar o esquema de vacinação dessa faixa etária para que haja aumento nas coberturas vacinais, essencial para o controle, eliminação e erradicação de doenças preveníveis pela vacinação.

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta [DTP/Hib/Hep B], Pneumocócica 10 valente, VIP [Vacina Inativada Poliomielite], VRH [Vacina Rotavírus Humano], Meningocócica C [conjugada], VOP [Vacina Oral Poliomielite], Febre amarela, Tríplice viral [Sarampo, rubéola, caxumba], Tetraviral [Sarampo, rubéola, caxumba, varicela], DTP [tríplice bacteriana], Varicela e HPV quadrivalente [Papilomavírus Humano].

Importante levar todas as crianças e adolescentes para verificar a carteira de vacinas, pois, mesmo que se acredite que esteja atualizada, pode haver mudanças no calendário de vacinação.

Logo do Facebook Deixe seu comentário