Com o início das estações mais quentes do ano, população precisa aumentar os cuidados para

Com o início das estações mais quentes do ano, população precisa aumentar os cuidados para evitar acidentes com picadas por escorpiões

Webmaster 17/10/2021 - 10:28
Estado de São Paulo registra mais de 16 mil casos de pessoas picadas por escorpiões neste ano; 3 morreram. Em Descalvado, foram notificadas 13 picadas em 2021


A equipe de controle de vetores da Secretaria de Saúde de Descalvado fez um alerta para que a população tome cuidados com lixos e entulhos. Segundo eles, a incidência de invertebrados aumenta em estações mais quentes, como a primavera e o verão.

Ao longo de 2021, já foram notificados um total de 13 acidentes envolvendo a picada por escorpiões em Descalvado, porém o número pode ser maior, uma vez que algumas das vítimas acabam não procurando pelo atendimento ambulatorial. Já o estado de São Paulo registrou 16.248 casos de pessoas picadas por escorpiões neste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Os dados são de janeiro a agosto de 2021. Em todo ano passado foram mais de 36.109 casos e 7 mortes.

Os escorpiões são invertebrados artrópodes da classe dos aracnídeos. Quando picam uma pessoa com sua cauda, podem inocular veneno, mas nem sempre. Um dos motivos para a ocorrência de casos envolvendo escorpiões está no acúmulo de lixo e entulho em terrenos baldios. Esses lugares são abrigos para eles.

“Acúmulo de telhas, tijolos, madeira, saídas de esgoto abertas, caixas de gordura sem vedação, ralos abertos, são alguns exemplos de locais que precisam receber maior atenção por parte da população, de forma a evitar acidentes envolvendo a picada do animal”, explica Silvio Donizete Franceschini, Chefe da Equipe de Controle de Vetores.

Outra razão para o aumento no aparecimento de escorpiões nesta época é que com o calor, também surgem, de forma mais frequente, algumas espécies que são as presas dele. Consequentemente o animal vai sair mais à caça, bem como há uma alta na sua reprodução.

Segundo especialistas, o veneno de escorpião pode levar mais riscos à saúde de crianças e idosos. Havendo um acidente envolvendo o escorpião, é sempre obrigatório levar a vítima para atendimento no Pronto Socorro Municipal, que possui todo o protocolo necessário para o atendimento deste tipo de ocorrência.

Logo do Facebook Deixe seu comentário