Prefeitura orienta motoristas sobre respeito à faixa de pedestres

Prefeitura orienta motoristas sobre respeito à faixa de pedestres

Webmaster 26/11/2021 - 19:55
Estacionar o veículo em cima da faixa, não deixar o pedestre concluir a travessia ou não dar a preferência aos pedestres são alguns dos casos negligenciados pelos condutores de veículos automotores. Para reduzir essas atitudes, o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Descalvado orienta os motoristas para o respeito na travessia de pedestres nos cruzamentos da cidade, incluindo nos locais onde há sinalização semafórica.

O Código de Trânsito Brasileiro [CTB] diz que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores. Os motorizados são responsáveis pelos não motorizados e, todos juntos, devem zelar pela segurança dos pedestres”.

Para o órgão de trânsito, o motorista deve aguardar o cidadão concluir a travessia da faixa para seguir com segurança. É indispensável que os motoristas tenham consciência e respeitem o tempo de travessia de cada um, inclusive é um direito assegurado pelo Artigo 214 do CTB.

As orientações também estarão sendo voltadas aos pedestres, de forma com que eles se habituem a fazer as travessias nos cruzamentos sempre nas faixas ou, na inexistência da sinalização horizontal, nas proximidades de esquinas e em linha reta, após olhar para os dois lados da rua.

Nos cruzamentos semaforizados, o pedestre deve aguardar o sinal ficar fechado para os veículos para que possa atravessar sem risco.

A proposta do Departamento Municipal de Trânsito também é orientar os pedestres a solicitar a travessia na faixa, e os motoristas a respeitar a travessia completa do cidadão. Outro ponto importante destacado é quanto a travessia das vias por idosos, cadeirantes, gestantes e pessoas com crianças de colo, que costumam atravessar as ruas e faixas de pedestres de forma mais lenta, o que também requer atenção de motoristas e motociclistas.

Veja abaixo 6 dicas para os motoristas adotarem na faixa de pedestre:

- Dê preferência aos pedestres;
- Ajude outros motoristas;
- Respeite o tempo de travessia do pedestre;
- Não pare sobre a faixa de pedestre e nem sobre a linha de retenção;
- Verifique o tráfego ao seu redor
- Nunca ameace os pedestres.

Logo do Facebook Deixe seu comentário