Divisão de Cultura da Prefeitura de Descalvado lançou novo projeto para a Escola de Música

Divisão de Cultura da Prefeitura de Descalvado lançou novo projeto para a Escola de Música “Maestro Quique Todescan”

Webmaster 05/02/2022 - 20:00
Na manhã da última terça-feira [1º], a equipe da Divisão de Cultura da Prefeitura Municipal de Descalvado realizou o lançamento oficial da primeira fase de um novo projeto envolvendo a Escola Municipal de Música “Maestro Quique Todescan”. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal, Governo de SP [por meio do Programa de Ação Cultural/Proac ICMS], e com patrocínio da Royal Canin e Diana PetFood, e apoio da Mineração Jundu, Usina Ipiranga e da Vansil Saúde Animal.

Participaram do lançamento do projeto o prefeito Becão, o vice-prefeito Diego da Global, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo M. Reschini, o Secretário de educação e Cultura, Marco A. Pratta, representantes das empresas parceiras, além de alunos e professores da Escola de Música.

Para a primeira fase do projeto aprovado pelo PROAC/ICMS, a Escola de Música contou com o patrocínio da Diana Pet Food e para a segunda fase, o patrocínio é da Royal Canin.

De acordo com a Diretora da Divisão de Cultura, Alessandra Paganotto, o projeto tem como objetivo principal oferecer uma extensa agenda musical para a população descalvadense, oportunizando a aprendizagem e a descoberta de talentos.

A partir do próximo dia 7 [segunda-feira] e até o dia 18 de fevereiro [sexta-feira], os interessados poderão realizar matrículas para todos os cursos que serão oferecidos [canto coral, violão, baixo elétrico, percussão, sax, flauta, clarinete, trompete, tuba, bombardino, violão, viola de arco, violino, piano, musicalização infantil, entre outros]. Além disso, também estarão sendo disponibilizadas aulas de musicalização infantil para crianças de 4 e 5 anos.

Atualmente a escola atende 90 alunos e conta com uma equipe de 3 professores gerando uma longa fila de espera. Com a implantação do projeto, a estimativa é de que poderão ser atendidas aproximadamente 300 alunos, por meio da contratação de mais 5 professores experientes e 1 maestro/regente.

As aulas acontecerão em diversos horários, de segunda a sábado. A previsão é de que as aulas iniciem a partir do dia 21 de fevereiro, e é importante destacar que, além de gratuitas, os interessados não precisam possuir o instrumento, pois eles serão cedidos pela escola.

MANUTENÇÃO DE INSTRUMENTOS, UNIFORMES E APRESENTAÇÕES MENSAIS

Além das aulas, o projeto também prevê a manutenção dos instrumentos, uniformes para os alunos e apresentações mensais da Banda Municipal no coreto da Praça Matriz e Jardim Velho. A expectativa é que a Escola Municipal de Música e as apresentações da Banda Musical, se fortaleçam e se tornem uma referência musical na cidade e região.

MANUTENÇÃO PREDIAL

Também por meio do Ministério da Cultura e da Lei Rouanet, uma outra fase do projeto será colocada em prática ainda em 2022: o projeto de manutenção predial, prevista para ser iniciado no mês de julho.

Este projeto prevê a reforma dos banheiros da Escola de Música, sendo que um deles será adaptado para atender as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, bem como pessoas idosas.

Outras melhorias como a construção de rampas de acesso, a pintura das paredes, a revisão do telhado, e a troca da fiação elétrica também serão realizadas. Para estas ações, os recursos obtidos por do patrocínio da Mineradora Jundu e da Usina Ipiranga serão imprescindíveis.

Logo do Facebook Deixe seu comentário