Índice de infestação por Aedes Aegypti em Descalvado indica risco de surto de dengue

Índice de infestação por Aedes Aegypti em Descalvado indica risco de surto de dengue

Webmaster 05/02/2022 - 20:03
Levantamento feito entre os dias 3 e 14 de janeiro apontou índice de 7,4% de infestação; recomendável pela Organização Mundial de Saúde [OMS] é abaixo de 1%


A Prefeitura de Descalvado, por meio da equipe de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, divulgou, nesta quinta-feira [3] o resultado do primeiro Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti [IB]. Os dados apontaram que o município está em risco de surto de dengue.

O último levantamento feito em outubro de 2021 apontou índice de 0,8% de infestação e, agora, o resultado da análise feita no mês de janeiro, o IB ficou em 7,4%. Há um ano [em janeiro de 2021], o índice registrado também apontava risco de surto, ficando em 6%.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde [OMS], um índice de Breteau inferior a 1 é uma condição satisfatória, de 1 a 3,9 a cidade está em situação de alerta e acima de 4 corre risco de surto de dengue.

O levantamento em Descalvado foi feito em 606 imóveis, sendo encontrados 49 criadouros com larvas. Destes, 39 deram positivo para Aedes Aegyptim 6 para Aedes Albopictus e 4 negativos.

Dentre os criadouros encontrados pelas equipes do controle de vetores, potes plásticos [10], lonas [8] e latas e pneus [6] foram os que lideraram os locais com maior incidência de larvas.

Vale ressaltar que o mosquito Aedes Aegypti é transmissor de doenças virais que são chamadas de arboviroses. Dentre as doenças mais comuns que estão neste grupo, destacam-se a dengue, zika e chikungunya.

Logo do Facebook Deixe seu comentário