Prefeito assina convênio para implantação do Corpo de Bombeiros em Descalvado

Prefeito assina convênio para implantação do Corpo de Bombeiros em Descalvado

Webmaster 20/03/2022 - 19:28
A Prefeitura de Descalvado firmou um novo convênio com o governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, para a execução dos serviços de prevenção e extinção de incêndios, de busca e salvamento, aprovação de projetos de proteção contra incêndios, fiscalização das normas de prevenção e de proteção a vida e ao patrimônio, ações em situações de calamidade pública e para o resgate de acidentados e socorros diversos.

Atualmente Descalvado não possui um posto da corporação, mas com a assinatura do termo – que possui vigência de 30 anos – o município está condicionado a proceder a instalação de uma Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros em um imóvel custeado pela Prefeitura.

No ano passado, o município já havia recebido do Corpo de Bombeiros 5 hidrantes que foram instalados em pontos estratégicos da área urbana de Descalvado. Naquela ocasião, o prefeito Becão também havia acertado a implantação do programa ‘Bombeiro Comunitário’, que é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios paulistas, do qual pode oportunizar como uma primeira resposta no combate a incêndios, treinamento inicial e qualificação periódica dos Agentes de Defesa Civil, visita e capacitação à empresas, além acompanhamento e supervisão permanente das atividades desenvolvidas e o recepcionamento e orientação para outros serviços administrativos relacionados a corporação.

Além de um profissional, a parceria prevê ainda a disponibilização por parte do Corpo de Bombeiros de uma viatura, materiais básicos de combate a incêndio e de radiocomunicação. Para o município, compete disponibilizar uma área para a implantação de um posto avançado, mobiliário, materiais de escritório e os custos com a manutenção do posto, da viatura e demais despesas em geral.

É importante ressaltar que a instalação da Unidade Operacional não se trata da vinda de um pelotão do Corpo de Bombeiros, uma vez que a cidade já é atendida pela unidade sediada em Porto Ferreira. O novo posto que será instalado deverá auxiliar as ocorrências mais básicas, além de atuar com ações de medidas preventivas, por exemplo.

“A assinatura deste convênio com o Corpo de Bombeiros é um passo importante para Descalvado, pois teremos mais um serviço prestado aos nossos munícipes de forma a garantir ainda mais agilidade no atendimento nos chamados de emergência, especialmente envolvendo casos de incêndio. Também faremos o possível para que a corporação instale, num futuro próximo, um pelotão aqui em Descalvado, e já nos colocamos à disposição para atender naquilo que for possível e estiver ao alcance do poder público municipal”, disse o prefeito Becão.

Logo do Facebook Deixe seu comentário