Descalvado, 25 de Junho de 2022 Busca:   
Descalvado

Secretaria de Saúde homenageia equipe de enfermagem

13/05/2022

Evento da Semana da Enfermagem enaltece e promove convívio entre colaboradores.


Na última quinta-feira [12], a Secretaria de Saúde de Descalvado promoveu uma homenagem aos enfermeiros do município em razão da Semana da Enfermagem. O evento – que aconteceu no Anfiteatro da Prefeitura Municipal e foi apresentado pela palestrante Angélica Garrido Gomes - reuniu profissionais da área de enfermagem a serviço da Prefeitura, incluindo gestores das unidades de saúde, bem como contou com dinâmicas de grupo, coordenadas pela palestrante, que promoveram fortalecimento de vínculos, a percepção de cada um sobre a importância do próprio ofício e o encorajamento diante das adversidades do dia a dia.

O momento de maior emoção foi possibilitado por uma contribuição especial de crianças da rede pública municipal de ensino. Alunos dos terceiros anos A e B da EMEF “Coronel Tobias”, coordenados pela professora Leonice Aparecida Zago Pierin, redigiram cartas destinadas aos profissionais de saúde do município, originadas de um projeto da professora que abordou aspectos como a produção de cartas, o protagonismo dos profissionais de saúde durante a pandemia de COVID-19 e o conceito de empatia e de convivência em sociedade. As cartas foram entregues a cada um dos profissionais participantes do evento, comovendo a todos os presentes pela dedicação dos alunos em expressar suas opiniões acerca dos profissionais e do sentimento de amor ao próximo.

Segundo a palestrante Angélica, eventos como esse possibilitam que cada profissional relembre, dia após dia, quem é e quais os valores que nortearão seu trabalho, a fim de que se sinta acolhido em comunidade e alcance a almejada sensação de dever cumprido a cada etapa desafio enfrentado.

SOBRE A SEMANA DA ENFERMAGEM NO BRASIL

A Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, foi instituída no Brasil na década de 1940 em homenagem a duas importantes personagens do segmento da saúde. Uma delas é Florence Nightingale, nascida na Itália em 12 de maio de 1820 e cujo dia e mês de nascimento marcam hoje o Dia Internacional da Enfermagem. Considerada fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale destacou-se na Guerra da Crimeia [1853-1856] ao organizar os cuidados de soldados feridos e servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante o conflito, o que trouxe prestígio à profissão e a alcunha de “Dama da Lamparina”, por realizar rondas noturnas munidas desse instrumento para localizar e auxiliar soldados feridos durante a noite.

A outra importante personagem referenciada na Semana da Enfermagem é a brasileira Anna Justina Ferreira Nery, cuja data de falecimento, 20 de maio de 1880, é o marco da enfermagem no Brasil. Conhecida por “mãe dos brasileiros”, Anna Nery voluntariou-se para cuidar dos feridos na Guerra do Paraguai [1864-1870], pedindo por essa oportunidade a fim de poder acompanhar seus dois filhos e seu irmão, oficiais do Exército convocados para servir à nação. Em 1923, seu nome batizou a primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão do Brasil.





Voltar




 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2022 - Todos os direitos reservados