Secretaria de Saúde homenageia equipe de enfermagem

Secretaria de Saúde homenageia equipe de enfermagem

Webmaster 13/05/2022 - 21:20
Evento da Semana da Enfermagem enaltece e promove convívio entre colaboradores.


Na última quinta-feira [12], a Secretaria de Saúde de Descalvado promoveu uma homenagem aos enfermeiros do município em razão da Semana da Enfermagem. O evento – que aconteceu no Anfiteatro da Prefeitura Municipal e foi apresentado pela palestrante Angélica Garrido Gomes - reuniu profissionais da área de enfermagem a serviço da Prefeitura, incluindo gestores das unidades de saúde, bem como contou com dinâmicas de grupo, coordenadas pela palestrante, que promoveram fortalecimento de vínculos, a percepção de cada um sobre a importância do próprio ofício e o encorajamento diante das adversidades do dia a dia.

O momento de maior emoção foi possibilitado por uma contribuição especial de crianças da rede pública municipal de ensino. Alunos dos terceiros anos A e B da EMEF “Coronel Tobias”, coordenados pela professora Leonice Aparecida Zago Pierin, redigiram cartas destinadas aos profissionais de saúde do município, originadas de um projeto da professora que abordou aspectos como a produção de cartas, o protagonismo dos profissionais de saúde durante a pandemia de COVID-19 e o conceito de empatia e de convivência em sociedade. As cartas foram entregues a cada um dos profissionais participantes do evento, comovendo a todos os presentes pela dedicação dos alunos em expressar suas opiniões acerca dos profissionais e do sentimento de amor ao próximo.

Segundo a palestrante Angélica, eventos como esse possibilitam que cada profissional relembre, dia após dia, quem é e quais os valores que nortearão seu trabalho, a fim de que se sinta acolhido em comunidade e alcance a almejada sensação de dever cumprido a cada etapa desafio enfrentado.

SOBRE A SEMANA DA ENFERMAGEM NO BRASIL

A Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, foi instituída no Brasil na década de 1940 em homenagem a duas importantes personagens do segmento da saúde. Uma delas é Florence Nightingale, nascida na Itália em 12 de maio de 1820 e cujo dia e mês de nascimento marcam hoje o Dia Internacional da Enfermagem. Considerada fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale destacou-se na Guerra da Crimeia [1853-1856] ao organizar os cuidados de soldados feridos e servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante o conflito, o que trouxe prestígio à profissão e a alcunha de “Dama da Lamparina”, por realizar rondas noturnas munidas desse instrumento para localizar e auxiliar soldados feridos durante a noite.

A outra importante personagem referenciada na Semana da Enfermagem é a brasileira Anna Justina Ferreira Nery, cuja data de falecimento, 20 de maio de 1880, é o marco da enfermagem no Brasil. Conhecida por “mãe dos brasileiros”, Anna Nery voluntariou-se para cuidar dos feridos na Guerra do Paraguai [1864-1870], pedindo por essa oportunidade a fim de poder acompanhar seus dois filhos e seu irmão, oficiais do Exército convocados para servir à nação. Em 1923, seu nome batizou a primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão do Brasil.

Logo do Facebook Deixe seu comentário