Reunião discutirá, com a comunidade, Plano de Habitação de Interesse Social

Reunião discutirá, com a comunidade, Plano de Habitação de Interesse Social

Webmaster 01/06/2010 - 23:55
Está marcada para o dia 14 de junho, segunda-feira, às 19h, no anfiteatro da Prefeitura, a primeira reunião para apresentar a proposta metodológica para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O encontro será aberto à comunidade.

O objetivo do PLHIS é minimizar o déficit habitacional do município. A consultoria ficara a cargo da Oliver Arquitetura e Engenharia, de Ribeirão Preto – contratada pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos e Prefeitura Municipal.

De acordo com o Ministério das Cidades, “o Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação (SNHIS), que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna”, destinada às famílias com renda até cinco salários mínimos, com ênfase nas famílias que recebem até três salários.

Segundo a arquiteta e urbanista Sandra Neves, diretora da Oliver, o PLHIS se dará em três etapas, contemplando proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação. A primeira etapa irá apresentar as atividades que serão realizadas para elaboração do plano; a segunda irá diagnosticar a situação atual do setor habitacional; e a terceira irá definir as ações que serão necessárias para a superação do déficit habitacional.
Foi formado um grupo técnico para o acompanhamento das ações, sob a coordenação da arquiteta Fábia Cirelli Ruiz – diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Também fazem parte do grupo Antonio Aparecido Rischini, diretor de Finanças; Maria Célia Corsi Ântica, assistente social; Nelson Bumussi Junior, chefe da seção de Tributação; e Ricardo Augusto Rosim Pereira, engenheiro civil da prefeitura.
‘Nossa primeira meta para transformar uma realidade que não nos é favorável incia-se por olharmos de frente para essa realidade e conhecê-la em profundidade. Nesse sentido, a Prefeitura Descalvado contratou uma empresa de consultoria para que fossem feitos diagnósticos do setor habitacional e que, após essa fase, todos os interessados nas questões que envolvem habitação de interesse social pudessem discutir e pactuar propostas estratégicas cujo objetivo final é a conquista de moradia digna a toda população de Descalvado”, informa Sandra Neves.

Novas residências – Durante a cerimônia de entrega das 35 unidades habitacionais do conjunto “Georgina Lefcadito Álvares”, em 10 de abril, o prefeito Luís Antonio Panone revelou à comunidade que serão entregues mais 300 casas, em convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), até 2012.


Logo do Facebook Deixe seu comentário