Descalvado promoverá o cadastramento de pessoas portadoras de deficiências

Descalvado promoverá o cadastramento de pessoas portadoras de deficiências

Webmaster 17/06/2010 - 22:55
O chefe da Seção da Pessoa com Deficiência, Gilmar Manoel Mendes, está anunciando para 1º de julho o início do processo de cadastramento dos cidadãos portadores de deficiências físicas e mentais, e das pessoas com mobilidade reduzida. O objetivo é facilitar a inclusão social e a acessibilidade dos deficientes. Também está prevista a elaboração do Plano Municipal de Acessibilidade e a nomeação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUDE).

Desde o ano passado, atendendo a solicitação do prefeito Luís Antonio Panone, Gilmar Mendes vem freqüentando cursos de inclusão social nas cidades de Araraquara, Sorocaba e Ribeirão Preto. “Com base nesses cursos, vou elaborar um Plano Municipal de Acessibilidade sobre muitas coisas que podem ser feitas em Descalvado. Como, por exemplo, fazer valer o atendimento preferencial às pessoas com deficiências; o rebaixamento de guias e instalação de sanitários adaptados, como o prefeito Panone fez na rodoviária; a elaboração e cursos profissionalizantes; construção de residências adaptadas; e garantia de vagas para estacionamento”, disse Mendes.

De acordo com Gilmar Mendes, “vamos propor uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Descalvado para que as lojas facilitem o acesso das pessoas com deficiência, que também são consumidoras. Muitas lojas não dão acesso a cadeirantes e muitas delas têm escadas. Não é difícil a adaptação. Além do mais, vão ganhar clientes”.

Ainda segundo Mendes, “o prefeito Panone quer criar uma sala exclusiva para o atendimento das pessoas portadoras de deficiências. No futuro, a sala da chefia, que passará por adaptações, será uma central de atendimento aos deficientes físicos, aqui na Casa dos Conselhos” – que fica na rua Orderigo Gabrielli, 577, em frente ao Fórum.

Com relação ao cadastramento, Mendes disse que percebeu que existe um número muito grande de cidadãos portadores de deficiências mentais, que necessitam de medicamento especiais. “Com o cadastramento, vamos ter uma radiografia das pessoas com deficiência de uma forma ampla. Vamos cadastrar deficientes auditivos, visuais, surdos-mudos, mentais e pessoas com mobilidade reduzida. As fichas estarão disponíveis nos PSFs, na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (antiga SSAE), na Promoção Social, nas escolas municipais e na Apae. Depois, vamos filtrar as informações para evitar o cadastramento repetido”. O término dos trabalhos de cadastramento está previsto para 30 de julho.



Logo do Facebook Deixe seu comentário