Luiz Carlos pleiteia campanha de prevenção ao glaucoma

Luiz Carlos pleiteia campanha de prevenção ao glaucoma

Webmaster 22/07/2010 - 00:41
Uma Campanha de Prevenção ao Glaucoma foi reivindicada pelo Presidente do Legislativo de Descalvado, Luiz Carlos Viana (PPS). O assunto tramitou durante a 25ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (19).

O vereador quer que medidas sejam tomadas para conscientizar a população, de forma que os munícipes saibam mais sobre essa doença que tem tirado a visão de muitas crianças, jovens e adultos.

Conforme explica Luiz Carlos na propositura que elaborou, o glaucoma faz parte um grupo de doenças oculares que, gradualmente, “roubam” a visão sem aviso prévio e, não raro, sem sintomas importantes.

É causado por diferentes enfermidades que, na maioria dos casos, levam a um aumento da pressão intraocular, causado por um bloqueio ao fluido no interior do olho. Com o tempo, isto causa dano ao nervo óptico.

Todavia, a partir da detecção precoce, diagnóstico e tratamento podem contribuir e ajudar muito na prevenção. “Esta minha indicação tem por objetivo fornecer procedimentos informativos e educativos sobre o glaucoma, suas causas, consequências e formas de evita-lo”, explicou Luiz Carlos.

Todo este material foi encaminhado para a Prefeitura Municipal para que o setor competente avalie os meios efetivos de promoção de mais esta campanha.

O presidente da Câmara foi ainda o responsável por uma segunda indicação, também consignada na pauta de trabalhos relativa a esta semana.

Nela, o vereador propõe estudos para a celebração de convênio com a Secretaria Estadual de Saneamento e Energia, voltado a apoio técnico para a elaboração do plano municipal de saneamento.

Luiz Carlos teve conhecimento de que o Governo de São Paulo vem colaborando com os Municípios neste trabalho, a partir de convênios que não trazem qualquer ônus para as prefeituras.

DENGUE - Por fim, mesmo com o veto ao projeto de sua autoria que estabelecia dispositivos capazes de auxiliar no combate à dengue, o parlamentar apresentou indicação que, mais uma vez, tem foco na doença.

Na realidade, ele encaminhou ao Prefeito Municipal, Luís Antonio Panone (PPS), um anteprojeto de lei que autoriza o Poder Executivo a doar para os cidadãos de Descalvado, mudas de plantas repelentes ao mosquito da dengue.

“Espero contribuir com nossas autoridades sanitárias ao pedir por maior participação de outras Secretarias, já que no viveiro de mudas de plantas e em outros pontos podem ser incrementadas a formação de espécies que funcionam como repelentes. Os casos de dengue não podem ser indicados como de solução de uma única secretaria. Somente a participação geral poderá resolver este problema em nossa cidade”, concluiu o presidente do Legislativo.

Logo do Facebook Deixe seu comentário