Descalvado, 15 de Abril de 2021 Busca:   
Brasil e Mundo

Brasil Próximo - Secretário de Planejamento visita Itália e conhece aparato para cooperação entre regiões conveniadas

05/08/2010

Missão técnica foi financiada pelo Governo Federal a fim de dar andamento aos acordos firmados entre os dois países

O secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Descalvado, Edner Tortella, esteve na Itália entre os dias 24 e 31 de julho para conhecer o aparato oferecido pela região da Úmbria e avaliar a estrutura e condições do local que integram o Convênio Brasil Próximo, firmado entre o Governo Federal e o Governo Italiano.

A participação de Descalvado foi garantida pelo prefeito Luís Antônio Panone no ano passado e visa promover acordos de cooperação do município assim como São Carlos, Araraquara, Rio Claro, Ribeirão Bonito e Itirapina com regiões italianas. A proposta integra planos do Ministério das Relações Exteriores em estabelecer contatos com o governo italiano a fim de cooperar com as áreas militar e de defesa, aéreo-espacial, econômica, comercial, industrial e financeira. Cidades das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste também participam do convênio.

Em 2009, uma equipe composta por agentes italianos visitou o Brasil. Na região, eles foram recepcionados na cidade de Araraquara. Desta vez, representantes dos municípios brasileiros percorreram localidades da Itália. “Estivemos para cumprir esta missão técnica institucional que nos propôs o Ministério das Relações Exteriores. Visitamos diversos locais e vimos de perto o aparato das incubadoras de empresas, centros empresariais e parque tecnológico. Algo que transcende as tecnologias e servem de base para o planejamento do desenvolvimento da nossa região”, afirmou Tortella.

A comissão brasileira concentrou trabalhos na agência de desenvolvimento Svileppumbria onde aconteceram reuniões e discussões de planejamento e ainda apresentadas as potencialidades das regiões italianas. Tortella aproveitou a oportunidade para explanar sobre as características da região centro-paulista e a disposição dos municípios conveniados em contribuir com as propostas do acordo.

Além dos encontros, os brasileiros conheceram a incubadora de empresas da Úmbria e constataram o know how dos italianos para amparo aos micro empreendedores. Estiveram reunidos ainda com Alfredo Marcineli, da agência financiadora de créditos, a fim de saberem como são concedidos empréstimos, sobretudo ao fundo de aval. Além disso, visitaram o Centro Empresarial da cidade - que reúne empresas saídas das incubadoras e dispõem de negócios como os de alta tecnologia e dos ramos moveleiro, médico e marcenaria, por exemplo – e o Parque Tecnológico 3A-PTA onde são certificados alimentos e valorização dos produtos para a comercialização. “Tiramos bastante proveito destas visitas. Pudemos conhecer a estrutura para sugerir aos brasileiros. Percebemos ainda as diferenças estruturais e culturais dos dois países cooperados e estamos certos de termos atingido o objetivo da nossa missão”, enfatizou Tortella.

Ficou acertada ainda a criação de uma secretaria executiva na cidade de Araraquara que vai começar a desenvolver coleta de dados sobre as potencialidades e demandas da região centro-paulista, estas voltadas às micro e pequenas empresas. A partir deste departamento, será discutida a implantação de outros centros como Observatório do Desenvolvimento Regional, Centro de Inovação da Micro e Pequena Empresa, Núcleo Regional de Informação em Ciência e Tecnologia e de Apoio à Agricultura Familiar e Agronegócios.

 

Voltar

 

 



 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2021 - Todos os direitos reservados