Brasil Próximo - Secretário de Planejamento visita Itália e conhece aparato para cooperação entre re

Brasil Próximo - Secretário de Planejamento visita Itália e conhece aparato para cooperação entre re

Webmaster 05/08/2010 - 23:00
Missão técnica foi financiada pelo Governo Federal a fim de dar andamento aos acordos firmados entre os dois países

O secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Descalvado, Edner Tortella, esteve na Itália entre os dias 24 e 31 de julho para conhecer o aparato oferecido pela região da Úmbria e avaliar a estrutura e condições do local que integram o Convênio Brasil Próximo, firmado entre o Governo Federal e o Governo Italiano.

A participação de Descalvado foi garantida pelo prefeito Luís Antônio Panone no ano passado e visa promover acordos de cooperação do município assim como São Carlos, Araraquara, Rio Claro, Ribeirão Bonito e Itirapina com regiões italianas. A proposta integra planos do Ministério das Relações Exteriores em estabelecer contatos com o governo italiano a fim de cooperar com as áreas militar e de defesa, aéreo-espacial, econômica, comercial, industrial e financeira. Cidades das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste também participam do convênio.

Em 2009, uma equipe composta por agentes italianos visitou o Brasil. Na região, eles foram recepcionados na cidade de Araraquara. Desta vez, representantes dos municípios brasileiros percorreram localidades da Itália. “Estivemos para cumprir esta missão técnica institucional que nos propôs o Ministério das Relações Exteriores. Visitamos diversos locais e vimos de perto o aparato das incubadoras de empresas, centros empresariais e parque tecnológico. Algo que transcende as tecnologias e servem de base para o planejamento do desenvolvimento da nossa região”, afirmou Tortella.

A comissão brasileira concentrou trabalhos na agência de desenvolvimento Svileppumbria onde aconteceram reuniões e discussões de planejamento e ainda apresentadas as potencialidades das regiões italianas. Tortella aproveitou a oportunidade para explanar sobre as características da região centro-paulista e a disposição dos municípios conveniados em contribuir com as propostas do acordo.

Além dos encontros, os brasileiros conheceram a incubadora de empresas da Úmbria e constataram o know how dos italianos para amparo aos micro empreendedores. Estiveram reunidos ainda com Alfredo Marcineli, da agência financiadora de créditos, a fim de saberem como são concedidos empréstimos, sobretudo ao fundo de aval. Além disso, visitaram o Centro Empresarial da cidade - que reúne empresas saídas das incubadoras e dispõem de negócios como os de alta tecnologia e dos ramos moveleiro, médico e marcenaria, por exemplo – e o Parque Tecnológico 3A-PTA onde são certificados alimentos e valorização dos produtos para a comercialização. “Tiramos bastante proveito destas visitas. Pudemos conhecer a estrutura para sugerir aos brasileiros. Percebemos ainda as diferenças estruturais e culturais dos dois países cooperados e estamos certos de termos atingido o objetivo da nossa missão”, enfatizou Tortella.

Ficou acertada ainda a criação de uma secretaria executiva na cidade de Araraquara que vai começar a desenvolver coleta de dados sobre as potencialidades e demandas da região centro-paulista, estas voltadas às micro e pequenas empresas. A partir deste departamento, será discutida a implantação de outros centros como Observatório do Desenvolvimento Regional, Centro de Inovação da Micro e Pequena Empresa, Núcleo Regional de Informação em Ciência e Tecnologia e de Apoio à Agricultura Familiar e Agronegócios.

 

 

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário