Descalvado, 21 de Novembro de 2018 Busca:   
Esporte

Dia histórico para o triathlon brasileiro: Reinaldo Colucci, descalvadense, vence e Carla Moreno é bronze na Copa do Mundo de Tiszajuvaros

09/08/2010

Em 1998, na cidade de Gamagori – Japão, foi a última vez que vimos um brasileiro (Alexandre Manzan) no lugar mais alto em uma Copa do Mundo de Triathlon. Hoje vimos novamente a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio, com Reinaldo Colucci vencendo a Copa do Mundo de Triathlon da Hungria, disputada em Tiszajuvaros. Mas não foi só isso. Carla Moreno conquistou o bronze na prova feminina, configurando um fato inédito: um brasileiro e uma brasileira no pódio, sendo um dos dois campeão, em uma Copa do Mundo de Triathlon.

“Eu estou tão feliz. Eu estive muito perto de um pódio em Copas do Mundo nos últimos anos, mas eu nunca tive velocidade suficiente no final para conseguir isso”, disse Colucci após a prova. “Eu me senti muito bem no final da prova de hoje. Foi um grande dia para o Brasil.”

A prova masculina


Setenta e oito atletas largaram no percurso de duas voltas de 750m de natação. A primeira volta foi liderada pelo australiano Joshua Amberger, o que lhe deu o prêmio de USD 500,00 da natação. Logo atrás vinham os russos Turbaevskiy e Ivan Vasiliev, além do japonês Tsukasa Hirano. Um grupo d 15 atletas chegou na frente na T1, quando o japonês tentou já escapar em uma fuga com mais quatro atletas logo no início da primeira de 7 voltas do ciclismo.

No entanto, Tsukasa não conseguiu se manter na fuga bem sucedida, que abrira 35 segundos já com 8km de ciclismo dos perseguidores. Estavam na fuga os russos Vasiliev, Turbaevskiy e Malyshev, além de Amberger e do espanhol Francesco Godoy. O grupo continuou abrindo 10 segundos por volta, terminando a terceira volta com um minuto sobre o pelotão onde estavam praticamente todos os brasileiros: Reinaldo Colucci, Diogo Sclebin, Henrique Siqueira, Fabio Carvalho, Danilo Pimentel e Bruno Matheus. “Eu estava um pouco preocupado com a vantagem da fuga no ciclismo, mas estava confiante em minha corrida”, disse Colucci.

Quando a fuga chegou à T2, os cinco líderes tinham a vantagem de 1:10 sobre o pelotão composto por mais de 50 atletas. Logo no início da corrida, Vasiliev abriu 11 segundos sobre os demais atletas da fuga, mantendo essa diferença no final da primeira de quatro voltas de 2,5km de corrida.

Um pouco atrás, Colucci liderava os perseguidores e, um a um, buscava os líderes. Junto com Colucci estavam o mexicano Crisanto Grajales e o tcheco Martin Krnavek. “Quando percebi que estava apenas 15 segundos atrás e faltava mais uma volta, eu sabia que tinha boa chance de ganhar”, afirmou Reinaldo. Pouco depois o brasileiro assumiu a ponto, com Grajales e Krnavek logo atrás. Faltando 800 metros para a chegada o brasileiro apertou o ritmo e conseguiu abrir os dois segundos necessários para vencer Grajales com 01:49:07. O tcheco Krnavek, que vencey em 2001 e foi terceiro em 2002 no mesmo percurso, ficou em terceiro.

“Eu nem mesmo sabia que estava em segundo lugar até que vi Colucci levantar a faixa na minha frente”, disse o jovem atleta mexicano de apenas 23 anos. Grajales conquistou seu primeiro pódio em Copas do Mundo.

Além da incrível vitória de Reinaldo Colucci, agora no top 20 do ranking olímpico, Henrique Siqueira ficou com a 12ª colocação (1.49:50), Diogo Sclebin com o 15º (1.50:09), Fábio Carvalho com o 35º (1.51:10), Danilo Pimentel com o 43º (1.51:42) e Bruno Matheus com o 46º (1.52:04).

A prova feminina


Após 50 provas no circuito da ITU (International Triathlon Union), a bela ucraniana Yulina Sapunova conseguiu sua primeira vitória hoje na Hungria, vencendo a britânica jodiw Swallow no sprint final. A grande destaque brasileira na prova foi Carla Moreno, que conquistou o bronze e entrou no top 30 do ranking olímpico para Londres 2012.

Sessenta e oito mulheres caíram na água para briga pelo título. Como era de se esperar, a supernadadora americana Sara McLarty foi a primeira a sair da água. A única capaz de acompanhá-la foi a atleta da casa Margit Vanek. A dupla chegou à T1 com 40 segundos sobre as demais atletas, que vinham em um grande pelotão, com as brasileiras Carla Moreno, Flávia Fernandes, Pâmella Oliveira e Fernanda Garcia.

No ciclismo, McLarty saiu sozinha na frente, fazendo muita força para abrir do pelotão com mais de 50 atletas. A americana não parava e chegou na T2 com 90 segundos de vantagem sobre o pelotão.

“Eu e algumas meninas estávamos tentando levar o grupo à perseguição de Sara, mas a maioria delas não queria fazer muita força”, disse Swallow. “Mas eu acho que elas estavam certas, porque a alcançamos muito cedo na corrida”.

Já na segunda volta, um grupo formado por Sapunova, Carla, Helle Frederiksen (DIN), Emma Jackson (AUS) e Zsofia Kovacs (HUN) ultrapassou Sara, que não teve condições de reagir ao ritmo alucinante da corrida. As seis atletas permaneceram juntas até o final da prova, quando Swallow apertou o passo a 300 metros da chegada, mas foi contra-atacada por Sapunova, que imprimiu um sprint fortíssimo nos últimos 100 metros, ganhando a prova com 2:01:00, dois segundos à frente de Swallow e doze segundos de Carla, a terceira colocada. Esse foi o primeiro pódio de Carla Moreno em uma Copa do Mundo desde sua vitória em Mazatlan em 2004.

A atleta brasileira disse que se sentiu muito bem no dia anterior e que sonhou com a prova. “Não tenho palavras, não tenho feito provas da ITU nos últimos dois anos, não pensei que teria ritmo para ficar com o bloco da frente hoje, realmente me surpreendi com o que senti e não poderia estar mais feliz com um pódio hoje” Com este resultado, Carla Moreno assume a liderança do Ranking Nacional, se ratifica como a melhor Brasileira no Ranking Internacional ITU, e também no Ranking Olímpico. Agora, Carla, segue treinando e se prepara para o Mundial de Triathlon em Budapeste na Hungria em Setembro.

Pâmella Oliveira foi a 39ª colocada com 2.05:22 e Flávia Fernandes foi a 44ª colocada com 2.05:54. Ambas conquistaram pontos importantes também na briga pela vaga olímpica. Fernanda Garcia ficou com a 56ª colocação com 2.09:15, mas não conseguiu pontuar.

Fonte: www.mundotri.com.br

Voltar


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2018 - Todos os direitos reservados