Executivo propõe a criação de Associação Esportiva em Descalvado

Executivo propõe a criação de Associação Esportiva em Descalvado

Webmaster 10/08/2010 - 15:36
O prefeito Luís Antonio Panone reuniu-se na manhã da última terça-feira (10) com atletas de diversas modalidades esportivas, professores de Educação Física e cidadãos ligados à prática desportiva em geral propondo a criação de uma Associação Esportiva em Descalvado, desvinculando o gestor das políticas públicas voltadas para o setor, porém mantendo apoio institucional do poder público.

De acordo com o prefeito Panone, essa ideia vem amadurecendo já há algum tempo, com base no decreto 55.636, de março de 2010, que regulamenta o artigo 16 da lei 13.918, que prevê a destinação de parte do que é arrecadado com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) a projetos desportivos que contemplem atividades sócio-desportivas educacionais, atendendo a crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de deficiências.

Na reunião, o chefe do Executivo descalvadense citou como exemplo as cadeias produtivas do leite e do mel, que criaram associações próprias objetivando a organização dos produtores. “A Associação Esportiva seria nos moldes da Associação dos Apicultores, que tem inspirado a gente em outras ações. Os primeiros resultados já estão surgindo, pois conseguimos equipamentos para o beneficiamento do mel, agregando valor ao produto – assim como acontece com os pequenos produtores que formam a Casa do Leite”.

A prefeitura entraria com o apoio institucional, como na elaboração de projetos desportivos, na formação do estatuto e na busca por parcerias com a iniciativa privada. “Nós já estamos mantendo contato com diversos empresários descalvadenses, que se mostraram interessados no projeto. Esse é um momento muito especial, já que teremos dois grandes eventos próximos, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, que serão realizados no Brasil. É mais fácil o poder público prospectar recursos junto à iniciativa privada, visando o fortalecimento do Esporte, do que os próprios atletas”.

A criação da Associação – que será uma entidade privada sem fins lucrativos - também prevê a constituição de um Fundo Municipal do Esporte, que receberia os recursos governamentais e da iniciativa privada, voltados para o desenvolvimento do esporte em suas várias modalidades.

Ao final do encontro, que contou com a presença de 18 representantes de várias modalidades esportivas, como handebol, mountain bike, natação, basquetebol, ginástica artística, vôlei, dentro outros, foi formada uma comissão provisória, com o intuito de agilizar os trabalhos em vista da formação da diretoria da Associação Desportiva. Fazem parte da comissão os descalvadenses Adnan Rogério Jarina, Paulo Mazaro, Marcelo Brambilla, Beto Cardoso, Fernando Filla, Frederic Lazarin e Wilsinho Scatolini.

Logo do Facebook Deixe seu comentário