Seleção brasileira joga bem e vence os EUA por 2 a 0 na estreia de Mano

Seleção brasileira joga bem e vence os EUA por 2 a 0 na estreia de Mano

Webmaster 11/08/2010 - 09:20

Neymar e Pato fizeram os gols da primeira vitória do novo técnico, em jogo marcado pelo bom futebol

A seleção brasileira sob o comando do técnico Mano Menezes começou da melhor forma possível: vencendo por 2 a 0 os Estados Unidos, em amistoso em Nova Jersey. Com seis estreias e um novo time, sobrou bom futebol, digno de elogios pelo amplo domínio da partida e várias tentativas de jogadas em velocidade.

Nada empolgante, mas muito eficiente. Um time ao estilo do técnico, jogando em velocidade nos passes e explorando as laterais, jogando pelo meio só em contra-ataques. Esperavam-se dificuldades pela falta de entrosamento, mas para quem fez um ou dois treinos a única decepção a registrar foi a pouca qualidade dos americanos, com sua base da última Copa do Mundo.

Mano Menezes começou sendo muito focalizado pela televisão, bastante agitado. Daniel Alves começou tomando bronca, com dois minutos, por dois passes errados. Mas a segurança do time fez com que não precisasse gastar a voz nas orientações. Viu Paulo Henrique Ganso se tornar a referência, Neymar ser bastante perigoso e sua defesa quase não ter trabalho nos noventa minutos.

GOLS. Se a esperança de todos com o novo comando da seleção brasileira eram os gols, eles vieram. No primeiro tempo, dois: aos 27 minutos, André Santos cruzou da esquerda (olhando apenas para a bola) e foi preciso para que Neymar a cabeceasse no contrapé do goleiro Howard, fazendo 1 a 0 para o Brasil.

No último minuto regulamentar (aos 45), o placar subiu para 2 a 0. Ramires lançou (rasteiro) Alexandre Pato entre os zagueiros americanos, e o atacante, sozinho, driblou o goleiro e só rolou a bola para dentro do gol, para a festa da grande torcida brasileira no belo Estádio New Meadowlands.

Os jogadores brasileiros chegaram a comemorar mais um gol, ainda no primeiro tempo, aos 31 minutos, quando Pato dominou a bola com o braço, na área, antes de trombar com Howard. O árbitro canadense Silviu Petrescu marcou falta, só não foi muito claro em qual das duas cometida pelo atacante.

Outros quatro lances em que quase o placar mudou aconteceram no segundo tempo, com Robinho (que acertou a trave aos 7 minutos, aproveitando rebote), com o americano Bradley (que fez um gol de cabeça, mas estava impedido, aos 11), com Neymar (aos 15, após pedalar dentro da área e entortar o zagueiro e chutar para a defesa do goleiro reserva Guzan) e com Ganso (num chute de fora da área que acertou a trave, aos 32).

Carlos Eduardo foi outro que teve uma chance incrível perdida, aos 37 minutos, ao receber na marca do pênalti sozinho e chutar colocado, mas fraco, para uma ótima defesa de Guzan. O goleiro Victor trabalhou só no final, aos 39, quando defendeu com a perna uma finalização (na pequena área) de Gomez.

AZAR. A nota triste da estreia desta nova fase da seleção brasileira é a contusão do meio-campo Ederson, do Lyon. Entrou no lugar de Neymar e em um minuto em campo teve de sair, pois pisou em falso numa tentativa de cruzamento, errou e sentiu uma fisgada na coxa. Saiu, como esperado, bastante decepcionado, mas deve voltar tranquilamente a ser convocado.

Outro que saiu por contusão – mas essa aparentemente leve – foi Ramires, que precisou colocar gelo no tornozelo direito. Para constar, o cartão amarelo de David Luiz, o único da partida, foi por falta por trás no adversário.

PRÓXIMO JOGO. Ainda não está oficializado pela CBF ou pela empresa que gerencia os duelos, mas a seleção brasileira vai jogar novamente no começo do mês que vem, setembro. Deverá ter mais quatro jogos até o fim do ano.

Logo do Facebook Deixe seu comentário