Reunião com equipe de desenvolvimento econômico aborda FAIPET e Convênio Brasil Próximo

Reunião com equipe de desenvolvimento econômico aborda FAIPET e Convênio Brasil Próximo

Webmaster 12/08/2010 - 00:32
Parceiros acenaram participação na feira agroindustrial e de produtos pet e souberam da Missão-Técnica feita pelo Secretário de Planejamento na Itália

Na quarta-feira, 11 de agosto, a equipe de desenvolvimento econômico composta por entidades parcerias como SEBRAE, SENAI e Parqtec, esteve reunida com o prefeito Luís Antônio Panone e com secretários do Governo Municipal a fim de discutirem as últimas ações empenhadas a respeito dos planos de desenvolvimento econômico e identificação do arranjo produtivo local para Descalvado. No encontro, o chefe do Executivo explanou sobre a FAIPET (Feira Agroindustrial e de Produtos Pet) e ainda foram discutidos resultados da Missão Técnica Institucional realizada pelo Secretário de Planejamento, Edner Tortella, no último mês na Itália.

Panone comentou sobre o aparato empresarial e comercial a serem dispostos no recinto da feira e atentou para visibilidade que Descalvado alcançará no cenário nacional, sobretudo, pela exposição de produtos pet e atrações com pequenos animais. Ele defende que a diversidade das atrações e a concentração de empresários do setor despertarão novos investimentos e contribuirão para a identidade econômica do município. “Planejamos a FAIPET de forma a entrar no cenário nacional e atrair novos investidores deste segmento.

Somamos parceiros e as empresas já instaladas em Descalvado nos têm auxiliado significativamente por acreditarem em nossa proposta. Trata-se de um evento popular e de negócios que promete entrar para a história da cidade”, apontou.

Posteriormente, Tortella explanou sobre o Convênio Brasil-Próximo, firmado com o governo italiano em vistas promover desenvolvimento econômico das cidades do centro-paulista com as regiões do norte da Itália. O secretário também apresentou os pesquisadores Sérgio Fonseca e Ricardo Barboza, ambos da Unesp, que estiveram com ele na Missão Técnica Institucional. Os acadêmicos comentaram sobre a evolução do convênio como a criação de uma Secretaria Executiva em Araraquara e o Observatório do Desenvolvimento que tratará da evolução da Economia regional. “Conhecemos o trabalho dos italianos e suas formas de trabalho sempre planejadas e precisas”, destacaram.

O professor Sylvio Rosa, do Parque Tecnológico de São Carlos (Parqtec), comentou sobre a reunião micro empreendedora nas regiões do norte da Itália. Para ele, os esforços realizados em Descalvado são semelhantes ao do país europeu pela criação de associações, sindicatos e cooperativas. “Percebemos que estamos em sintonia com o que nos propõe a Itália. Lá os grandes negócios são feitos por este tipo de produtores que disponibilizam suas mercadorias ao mercado desta maneira”, comentou. Rosa destacou também a importância das incubadoras de empresa e a feira descalvadense. “Temos a incubadora como um instrumento de desenvolvimento local e isto é o que vai acontecer em Descalvado. Acredito que a FAIPET será de suma relevância para transformação profunda na economia local”, acrescentou.

Já o gerente regional do SEBRAE, Fábio Bonassi, discorreu sobre a participação do órgão no Convênio Brasil Próximo e a importância do acordo para as cidades participantes. Para ele, a disposição do Governo Municipal de Descalvado dá bases sólidas para união de parceiros. “O SEBRAE e as entidades parceiras aqui presentes estão empenhadas no projeto de desenvolvimento de Descalvado. A competência e o rigor demonstrados pelo prefeito e seu secretariado nos mostra a credibilidade das ações, como a FAIPET, onde fazemos questão de estar participando, inclusive com stands”, afirmou. Bonassi ainda anunciou realização do Circuito de Negócios do SEBRAE, a ser realizado em 16 de setembro na cidade.

Panone e o diretor do SENAI - São Carlos, José Antonio Figueiredo de Sousa, concluíram a reunião falando da estrutura que a instituição oferece ao município de Descalvado. Nas festividades de aniversário da cidade, será inaugurada uma escola de formação para capacitação de costureiras, dentro do programa EstimAção, que oferecerá conteúdos para confecção de roupas para pequenos animais. “Temos avançado nos serviços a serem oferecidos em Descalvado e já estamos prontos para iniciar a primeira turma de costureiras. Pretendemos fazer aqui um grande centro de formação profissional”, comentou.




Logo do Facebook Deixe seu comentário