Moradores do Jardim Paola recebem praça “Arlindo Xavier”

Moradores do Jardim Paola recebem praça “Arlindo Xavier”

Webmaster 03/09/2010 - 11:37
Na manhã da última terça-feira, os moradores da rua Pedro Assoni, no Jardim Paola, receberam uma nova praça, que leva o nome do descalvadense “Arlindo Xavier”. A cerimônia de entrega emocionou os familiares e as autoridades presentes.

No local, que antigamente recebia entulhos de toda espécie, foi feito um projeto paisagístico, com a colocação bancos, mesas, plantio de gramas e árvores nativas. O trabalho é uma ação conjunta envolvendo as secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos, a partir de projeto da prefeitura.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Fernandes, afirmou ao público presente que fizera “uma reflexão sobre o que foi feito de melhorias nas praças e jardins de nossa cidade, que receberam nova iluminação e foram revitalizadas” e pediu para que os moradores “zelem por esse espaço, para que a gente possa mantê-lo limpo e em ordem”.

O vereador Sebastião José Ricci (PP), que representou a Câmara de Vereadores, disse que a intenção de dar o nome de Arlindo Xavier à praça teve a intenção de reconhecer os serviços prestados pelo homenageado à comunidade descalvadense.

Convidado a proferir algumas palavras, o prefeito Luís Antonio Panone lembrou que em 2008, quando esteve visitando o Jardim Paola, notou que naquele espaço em, que agora é uma praça, estava abandonado, “criando mato”. Segundo Panone, naquele instante ele decidiu revitalizar aquele local. “O vice-prefeito Becão, eu e o secretário André cumprimos o desafio de dar nova vida onde hoje é uma praça”.

O chefe do Executivo ainda elogiou a trajetória de Arlindo Xavier, que nasceu 16 de outubro de 1922 em Descalvado. Em 1945, casou-se com Alice Eutilia de Mendonça com quem teve quatro filhos; Nadir, Sebastiana, Maria Lúcia e Neuza, vindo a residir com a família no Bairro Santa Cruz. Em 1977, foi contratado pela Prefeitura Municipal onde exerceu, entre outros cargos, o de administrador do Cemitério Municipal - até a aposentadoria em 1988.

Afirmando não se tratar de um evento político, mas de prestação de contas à comunidade, o prefeito Panone enumerou algumas conquistas da atual administração voltadas para aquela comunidade, como o Centro de Convivência do Idoso, que está sendo erguido ao lado do CLT da Santa Cruz e a troca da iluminação pública.

Arlindo Xavier - Amante da música sertaneja de raiz, Seu Arlindo era violeiro, catireiro e compositor, muito admirado pelas suas apresentações, principalmente nos eventos realizados pelas Famílias Botaro e Carlindo da Costa na zona rural, e nos programas de rádio e no Caminhão Sertanejo, apresentados pelo locutor João Ricci. Como compositor, demonstrou o seu amor pela cidade ao compor uma letra de música em homenagem à Descalvado no ano de 1965. A música, “Flor do Estado”, foi relembrada por uma das netas do homenageado. Em 1983, seu filho Nadir adquiriu uma área de terras na Rua Pedro Assoni, local onde Seu Arlindo cultivou uma horta por muito tempo e que servia aos familiares e amigos. Arlindo Xavier faleceu em agosto de 2001, aos 70 anos de idade.



Logo do Facebook Deixe seu comentário