Na volta de Neymar, Timão vira sobre o Santos e se firma na liderança

Na volta de Neymar, Timão vira sobre o Santos e se firma na liderança

Webmaster 23/09/2010 - 08:26

Corinthians ficou duas vezes atrás de placar, mas garantiu o triunfo com um gol ilegal de Paulo André.

No encontro entre a crise e a estabilidade, a boa fase do Corinthians levou a melhor diante do momento turbulento do Santos. Com sua maior estrela em campo depois da confusão que culminou na demissão do técnico Dorival Júnior, o Peixe esteve duas vezes em vantagem no placar, mas permitiu que o Timão igualasse e virasse o marcador para 3 a 2, saindo da Vila Belmiro ainda mais fortalecido na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Durval e Neymar fizeram para a equipe da casa, enquanto Iarley, Elias e Paulo André, após Danilo tocar em impedimento, deram o triunfo ao clube da capital paulista.

Com o resultado, o Corinthians se consolida na liderança do torneio. Esta foi a segunda vitória consecutiva do Timão fora de casa sobre adversários diretos - na semana passada, fez 2 a 1 no Fluminense, no Engenhão. Agora, a equipe dirigida por Adilson Batista tem 47 pontos contra 44 do vice-líder Cruzeiro. De quebra, o Alvinegro do Parque São Jorge ainda tem um jogo a menos - pega o Vasco, dia 13 de outubro, em São Januário.

Já o Santos fica mais distante de conquistar a Tríplice Coroa em 2010. O segundo empate consecutivo (ficou no 0 a 0 com o Guarani, em Campinas) faz o time não crescer na classificação, aparecendo agora com 35 pontos, na sétima colocação. O clube do litoral também precisa atuar em uma partida atrasada do primeiro turno - dia 11 de outubro, frente ao Internacional, na Vila Belmiro.

Na próxima rodada, O Santos enfrenta o Cruzeiro, sábado, às 18h30m, na Arena Barueri, na Grande São Paulo. Já o Corinthians visita o Internacional, domingo, às 16h, no estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Primeiro tempo de quatro gols e jogão na Vila

O Santos deixou de lado toda a confusão que se instalou no clube durante os últimos dias para pressionar o Corinthians desde o início do jogo. Acostumado a sufocar os adversários no Pacaembu, o Timão provou do próprio veneno na Vila Belmiro. O zagueiro Durval, logo no primeiro minuto, pegou rebote na área após escanteio e colocou o Peixe em vantagem com uma bomba indefensável para Julio Cesar.

Com o meio de campo avançado, o Santos marcou forte e atrapalhou a saída de bola da defesa rival. Mas, vagarosamente, o Corinthians se acalmou, encaixou a marcação de Boquita sobre Neymar e liberou Jucilei para encostar em Elias. O Monstro, aliás, mostrou porque já chama a atenção do futebol europeu. Aos sete, passou por dois adversários, abriu a defesa e tocou para Iarley, livre na área, empatar.

A igualdade deu ao Corinthians o controle do jogo. Até aos 20 minutos, o Timão tinha 58% de posse de bola e não permitia que o Santos voltasse a pressionar. Boquita era o principal responsável por isso com um ótimo aproveitamento defensivo. Mesmo atuando fora de posição, fez nada menos que nove desarmes durante o primeiro tempo. A virada quase veio aos 23, quando Bruno César disparou cara a cara, mas tentou driblar Rafael e foi desarmado pelo goleiro.

Faltava brilhar a estrela de Neymar. Até então aberto pela esquerda, o jovem craque arriscou algumas jogadas de efeito, mas sem muito sucesso. Aos 26, contudo, o atacante fez a torcida esquecer todos os problemas com o técnico Dorival Júnior. Com a colaboração do goleiro corintiano, é bem verdade. Ele não segurou chute rasteiro de Marcel e soltou a bola nos pés do garoto, que apenas empurrou para as redes, fazendo explodir a vila mais famosa do mundo.

O Corinthians não desistiu. Sem mostrar desespero em nenhum momento, o Timão continuou trocando passes até encontrar o momento certo de igualar novamente o placar, aos 42. Elogiado, o meio de campo paulistano foi determinante para o empate. Elias penetrou entre os zagueiros, recebeu belo passe de Bruno Cesar e tocou no canto no canto esquerdo de Rafael.

Timão volta melhor e obtém a virada

O Timão continuou melhor no segundo tempo. Jorge Henrique, Iarley e Bruno César trocaram constantemente de posição e confundiram a defesa santista. O Peixe, aliás, não se encontrou. Marquinhos e Alex Sandro pouco produziram no meio de campo e ficaram presos na marcação.

A primeira grande chance, no entanto, foi do Santos, aos 12. Julio Cesar fez milagre em chute de Neymar depois de dar rebote em cobrança de falta. Na volta, Marquinhos finalizou e a bola tocou em um dos braços de William. Carlos Eugênio Simon ignorou os pedidos de pênalti e mandou o lance seguir.

Adilson Batista apostou nas saídas de Boquita e Bruno César para as entradas de Moacir e Danilo, respectivamente. No Santos, Marcelo Martelote sacou Alex Sandro e colocou Alan Patrick. Melhor para o Corinthians, que virou o jogo pouco tempo depois, aos 24, com Paulo André, de cabeça, desviando cruzamento de Danilo. O meia estava em posição irregular no momento do levantamento.

A tão esperada pressão do Santos não aconteceu depois da virada. O Peixe mostrou pouca força para encurralar novamente o Corinthians e passou a apostar apenas na velocidade de Madson e em jogadas de efeito de Neymar.

Léo, aos 36, chegou a empatar, mas a arbitragem marcou impedimento após desvio de Marcel. Foi o máximo que o Santos conseguiu. Nos minutos finais, o Corinthians continuou tocando a bola pacientemente e a Fiel, que lotou o espaço reservado a ela na Vila, gritando "olé". E o título está mais próximo do Parque São Jorge.

Fonte: EPTV

Logo do Facebook Deixe seu comentário