TV Globo realiza debate com seis candidatos ao governo de SP

TV Globo realiza debate com seis candidatos ao governo de SP

Webmaster 29/09/2010 - 08:53
Programa teve cerca de duas horas de duração. Debate foi estruturado em quatro blocos.

Seis candidatos ao governo de São Paulo participaram na noite desta terça-feira (28) de debate promovido pela TV Globo nos estúdios da emissora no Brooklin, Zona Sul da capital. O encontro durou cerca de duas horas. A mediação foi do jornalista Chico Pinheiro.


Participaram do debate os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT), Fabio Feldmann (PV), Paulo Bufalo (PSOL), Paulo Skaf (PSB) e Celso Russomanno (PP). O posicionamento dos candidatos foi definido em sorteio.

O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro e no terceiro blocos, um sorteio definiu o tema das perguntas. No segundo e quarto blocos, o tema foi livre. Um sorteio definiu o candidato que começou as perguntas em cada bloco. Os tempos foram divididos da seguinte forma: 30 segundos para a pergunta, um minuto e meio para a resposta, 40 segundos de réplica e 40 segundos de tréplica. Ainda no quarto bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais.

Primeiro bloco

O primeiro tema sorteado foi funcionalismo. Paulo Bufalo fez a pergunta a Geraldo Alckmin. Em seguida, o tucano questionou Paulo Skaf sobre suas propostas na área da habitação. Após a rodada de respostas, foi a vez de Skaf questionar Aloizio Mercadante com relação a emprego, que foi o terceiro tema sorteado.

Desenvolvimento econômico foi o assunto seguinte. Aloizio Mercadante perguntou a Celso Russomanno o que ele faria para que São Paulo liderasse o desenvolvimento econômico no país.

Depois da resposta, Celso Russomano perguntou a Fabio Feldman o que faria para resolver o problema da segurança. Na última pergunta do bloco, o candidato do PV questionou Bufalo sobre suas propostas na área da saúde. Veja as respostas no vídeo.

Segundo bloco

No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas com tema livre. O primeiro a perguntar foi Feldmann, que escolheu Alckmin para responder. Ele questionou o candidato sobre o Código Florestal. Em seguida, Alckmin perguntou a Skaf quais as propostas dele para a agricultura paulista.

Depois da rodada de respostas, Skaf questionou Mercadante sobre o pré-sal e o que o candidato faria para aproveitar ao máximo o que a descoberta pode trazer para São Paulo. Na sua vez de perguntar, o petista escolheu Russomanno para comentar sobre o salário e o futuro da polícia de São Paulo.

Russomanno perguntou a Bufalo o que ele faria para mudar a saúde pública no estado. Na última pergunta do bloco, Bufalo questionou Feldmann sobre como ele avalia o aprimoramento das legislações sobre o meio ambiente.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, o tema voltou a ser sorteado. O primeiro foi desenvolvimento no interior. Russomanno escolheu Alckmin e perguntou a respeito da saída dos jovens do interior de São Paulo à procura de emprego. Com o segundo tema agricultura, Alckmin perguntou qual a proposta Feldmann para a “agricultura de São Paulo, compatibilizando com o meio ambiente”.

O terceiro tema foi ação social e Feldmann escolheu Mercadante. Ele citou o Bolsa Família e perguntou qual a proposta do petista para que as famílias que recebem o benefício possam, em algum momento, não depender dos programas sociais. Mercadante precisava fazer uma pergunta sobre saneamento e escolheu Skaf para responder. Ele citou a Sabesp e questionou o candidato sobre a política dele para o saneamento básico.

Skaf elaborou uma questão para Bufalo sobre transporte. A pergunta foi qual a prioridade dele em relação aos investimentos que devem ser feitos em estradas. Para finalizar o bloco, Bufalo questionou Russomanno sobre meio ambiente. Ele perguntou qual será a política dele para combater as monoculturas no estado.

Quarto bloco

Paulo Skaf abriu o quarto bloco, que teve tema livre, e questionou Alckmin sobre educação. Em seguida, o tucano escolheu Paulo Bufalo para falar acerca do meio ambiente.

Depois da réplica e da tréplica, Paulo Bufalo, lembrando o escândalo dos atos secretos no Congresso, perguntou a Mercadante sobre coerência na política. Em seguida, Mercadante questionou Fabio Feldmann sobre o tema da educação, sobre como melhorar a escola pública em São Paulo. Após a rodada de respostas, o candidato do PV escolheu a saúde como tema para questionar Celso Russomanno.

Com direito a uma pergunta, o candidato do PP quis saber de Paulo Skaf suas propostas na área da segurança pública.

Ao fim do quarto bloco, os candidatos tiveram um minuto cada um para as considerações finais.

Logo do Facebook Deixe seu comentário