Semáforos à base de energia solar constituem proposta de Pinho na Câmara

Semáforos à base de energia solar constituem proposta de Pinho na Câmara

Webmaster 30/09/2010 - 15:40
A instalação de semáforos à base de energia solar sustentou uma proposta levada ao Plenário da Câmara pelo vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM) durante esta semana. Seu intento é disciplinar o trânsito e, concomitantemente, poupar energia elétrica.

Pinho em fez tendo em vista o anúncio recente da implantação de semáforos em vias importantes do Município, buscando a organização do trânsito local, além da redução do número de acidentes. A opção, entretanto, deve ser pelos dispositivos convencionais, à base de energia elétrica.

Porém, Pinho elaborou esta propositura com base em cidades brasileiras que adotaram a opção da energia solar com sucesso.

Segundo disse, a energia alternativa é indicada, porque os semáforos consomem muita energia, ficam ligados durante todo o dia e parte da noite e, neste caso, pode ocorrer uma economia de até 90%.

A opção também seria melhor em casos de blackout, já que os equipamentos continuariam a funcionar. “A iniciativa também daria início à mudança de matriz energética do Município, a partir da utilização de energia limpa e sustentável”, concluiu Pinho ao abordar a proposta.
O vereador tratou ainda de inserir uma indicação em que sugere à Administração local a criação do “Censo Inclusão”.

O programa tem como objetivo identificar o perfil sócio-ecônomico da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, com o consequente mapeamento do referido perfil para posterior direcionamento de políticas públicas que atendam aos anseios deste segmento.

A idéia de Pinho é que, se necessário para sua viabilização, sejam estabelecidos convênios e parcerias com órgãos públicos e entidades de direito público e privado.

Para ele, as questões que envolvem as pessoas portadoras de necessidades especiais são tão prementes quanto quaisquer outras de uma administração e, um governo municipal, tem a obrigação de desenvolver políticas que atendam a integridade da população.

Logo do Facebook Deixe seu comentário