Pinho pede divulgação do direito do idoso a viagens gratuitas

Pinho pede divulgação do direito do idoso a viagens gratuitas

Webmaster 30/09/2010 - 15:41
Campanhas de conscientização sobre o direito dos idosos a viagens gratuitas interestaduais foram o teor de uma das indicações elaboradas pelo vereador Luiz Antonio do Pinho (DEM) em meio às atividades legislativas desta semana.

Pinho quer que o Poder Executivo, em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso, promova a orientação do segmento quanto ao assunto.

Isso porque apesar de o Estatuto do Idoso existir há sete anos e nele constar o direito a viagens interestaduais gratuitas, a maioria das pessoas com mais de 60 anos desconhecem esse benefício. “As empresas fazem questão de não divulgar a informação ou dificultar a aquisição”, alerta Pinho.

Em decorrência disso, muitas cidades vêm implantando projetos para a promoção de campanha, com a disseminação de esclarecimentos e cartazes de que a empresa tem que reservar duas vagas por ônibus para os idosos.

“É preciso que o idoso apresente documento pessoal e faça a compra do bilhete no mínimo três horas antes da saída do ônibus. Todas estas informações podem constar na campanha que sugiro que a Administração faça em Descalvado”, explica Pinho.

A medida vale para maiores de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Em casos de as duas vagas estarem preenchidas, a pessoa tem o direito ao desconto de 50% no valor da passagem.

O não cumprimento da lei acarreta em advertência de R$ 400,00, com a possibilidade do valor ser dobrado em caso de reincidência.

Logo do Facebook Deixe seu comentário