Começa 2ª fase do reflorestamento da represa Rosária

Começa 2ª fase do reflorestamento da represa Rosária

Webmaster 13/10/2010 - 23:21
Começou a segunda etapa do programa de reflorestamento do entorno da represa Rosária, principal fonte de abastecimento de água da cidade. O projeto é uma parceria envolvendo a Mineração Descalvado, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Secretaria de Agricultura, pecuária e Abastecimento. Nessa fase serão plantadas 6 mil mudas de árvores nativas, das 12 mil previstas.

Em fevereiro desse ano, a primeira faze do projeto foi completada, com o plantio de 6 mil mudas de árvores nativas diversas, inclusive frutíferas. De acordo com a secretária Patrícia Bortoletto de Falco, o reflorestamento é necessário para proteger o principal manancial da cidade.

A idéia da parceria partiu do prefeito Luís Antonio Panone. Em audiência pública, realizada no ano passado, a Mineração Descalvado apresentou um plano de expansão de lavra aos órgãos ambientais e à população descalvadense. No momento em que a palavra foi aberta aos ouvintes, o prefeito sugeriu que parte da área de reflorestamento, ação mitigadora típica em ações como estas, fosse o entorno da represa. Sugestão esta prontamente acatada pela empresa e elogiada pelo órgão ambiental coordenador da audiência.

Com o plantio, a represa Rosária fica protegida da erosão e dos resíduos químicos provenientes da lavoura de cana que fica nas proximidades, além de garantir o abastecimento de água por muitos anos.

Foram plantadas 101 espécies nativas do Cerrado, tais como Amendoim Bravo, Cambará, Córdia, Embauba, Faveiro, Jurubeba, Lixa, Lobeira, Quaresmeiras, Sansão do Campo, Jacarandás, Ipês, Cedro e Jequitibá Rosa, dentre outras.

Também foram plantadas árvores frutíferas, como Abiu, Goiabeiras, Jenipapo, Pitanga, pequi, Jambolão, Jaca, Caviúna, Tinguí, Mirindiba, Amora e Uvaia.

Logo do Facebook Deixe seu comentário