SEAPA anuncia que já esterilizou mais de mil cães e gatos

SEAPA anuncia que já esterilizou mais de mil cães e gatos

Webmaster 15/10/2010 - 08:58
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que alcançou o número exato de 1.002 de cães e gatos castrados, graças à parceria formada pela SEAPA, APA (Associação Protetora dos Animais de Descalvado) e Unicastelo.

“No ano de 2009 foram 440 animais castrados em parceria com a APA e mais 36 no primeiro mutirão realizado em parceria com a Unicastelo. Em 2010, até o mês de outubro, foram castrados outros 290 e mais 236 nos mutirões realizados com a Universidade. Chegamos a um total de 1002 animais, sem contar com os meses de novembro e dezembro, já que as castrações continuam sendo realizadas”, afirmou o secretário André Fernandes.

A ação contempla o Plano de Governo da Administração Municipal em incentivar o controle da população de animais domésticos. O procedimento cirúrgico – totalmente gratuito à população - é importante também para diminuir o número de animais que perambulam pelas ruas e garantir níveis de Saúde Pública. A esterilização não objetiva apenas diminuir a natalidade dos animais. O controle é importante também para as zoonoses. Menos animais nas ruas reduzem também a probabilidade de atropelamentos ou abandono.

O programa de castração é feito a partir de triagem monitorada pela assistência social e por intermédio de visitas aos bairros com maior incidência de animais errantes, sob a supervisão da diretora Sanitária da SEAPA, a médica veterinária Maria Cecília Gentil. “Hoje temos um controle muito mais efetivo no que diz respeito à natalidade de cães e gatos em Descalvado e certamente termos muito mais após a instalação do Centro de Controle de Zoonoses, que será construído em 2011”, afirmou Cecília Gentil.

“Este é um compromisso da atual administração e estamos empenhados em desenvolver cada vez mais este tipo de atividade em Descalvado. O CCZ é uma grande conquista, que não só vai prevenir zoonoses de animais domésticos, como cães e gatos, mas também as de bovinos, eqüinos, animais peçonhentos e sinantrópicos [ratos, pombos, baratas etc.], além de servirmos de base para alojamento e recuperação de animais silvestres” disse o Secretário André Fernandes.

Outro ponto destacado pela SEAPA é o programa de adoção de cães e gatos promovido pela Secretaria, em parceria com a APA. “Os animais alojados no Canil e Gatil Municipal são vermifugados e esterilizados. Isso dá credibilidade ao programa de incentivo à adoção, já que o cidadão leva para casa animais saudáveis”, finalizou Fernandes.

Logo do Facebook Deixe seu comentário