“Caravana Caminhos da Fé” já está na estrada rumo ao Santuário de Aparecida

“Caravana Caminhos da Fé” já está na estrada rumo ao Santuário de Aparecida

Webmaster 15/10/2010 - 09:00

Grupo vai superando os desafios do caminho com entusiasmo e lindas paisagens

“Nem mesmo o vento gelado das 6 horas do dia 12/10 conseguiu aplacar o ânimo e a ansiedade do nosso grupo. Todos entusiasmados para concretizar um desejo único, que é o de percorrer os 500 km que separam Descalvado a Aparecida pelo Caminho da Fé.” Com esse relato, a “Caravana Caminhos da Fé’ deu início à sua peregrinação, uma realização da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo da Prefeitura Municipal de Descalvado, concebida para apoiar os peregrinos da comunidade, atrair turistas e divulgar Descalvado entre os municípios da rota do conhecido ‘Caminho da Fé.

Em sua primeira edição, com saída de Descalvado exatamente no dia da Padroeira do Brasil, a previsão de chegada ao Santuário de Aparecida é o dia 30, mas no ritmo empregado pelos peregrinos, essa data pode ser antecipada.

De acordo com o Secretário de Esportes, Lazer e Turismo (SELT), Paulo Roberto Saggiorato, que também faz parte do grupo, desde meados de julho a SELT tem divulgado o programa "Caravana Caminho da Fé" na comunidade e feito reuniões com as pessoas interessadas em percorrer o caminho. Pessoas que já percorreram o trajeto Descalvado a Aparecida foram convidadas a relatar as suas experiências e ajudar na organização. “A equipe de turismo da Secretaria organizou todo o roteiro, entrou em contato com as pousadas e, após as reuniões optou-se pela saída no dia 12. A Secretaria também está disponibilizando uma van para dar todo o apoio necessário ao grupo, o que tem sido imprescindível. Além de apoio logístico como a reserva das pousadas/hotéis, o veículo também será usado para o transporte de água e bebidas isotônicas, medicamentos, materiais dos peregrinos e o transporte das pessoas em caso de necessidade”, destacou Saggiorato.

É preciso destacar que, apesar da SELT ter disponibilizado o apoio logístico, toda a despesa com hospedagem, combustível para transporte, água, dentre a estrutura necessária, está sendo custeada pelo grupo de peregrinos.

A ‘Caravana’, além de percorrer o caminho também tem o propósito de divulgar nosso município e, para isso, o Secretário de Esportes foi munido de material institucional de Descalvado o qual será entregue a cada departamento de turismo ou chefia de gabinete das cidades constantes do trajeto. “Estamos levando um oficio do Prefeito Luís Antônio Panone e ainda, revistas e material institucional de Descalvado, para que as pessoas possam saber um pouco mais de nossa cidade e de todo o nosso potencial turístico”, explicou o Secretário.

Diário da viagem na web

A peregrinação, em detalhes, do grupo da ‘Caravana Caminhos da Fé’ poderá ser acompanhada diariamente, na internet. Todas as impressões, condições físicas (e mentais) e experiência dos peregrinos poderão ser acessadas através do blog ‘www.caravanacaminhodafe.blogspot.com’, o qual é alimentado com fotos e relatos dos momentos vivenciados pelo grupo.

O grupo, aliás, já teve gratas surpresas: a primeira foi a presença Sr. Antonio Romão, de Curitiba. “Seu Romão”, com seus 67 anos tem histórias pitorescas sobre as duas peregrinações que já fez pelo Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Outra agradável e importante participação para todos foi a presença do Padre Marcos (Paróquia de São Sebastião) que antes da partida fez uma bela oração e ungiu a todos.

O grupo também foi interceptado por uma equipe de reportagem da TVNET, web TV com sede em Santa Cruz das Palmeiras e que fez várias entrevistas com os seus integrantes. Desde a quinta-feira (14/10) a reportagem está disponível no site http://www.tvnetscp.com.br/.

E isso é só o começo para o grupo, que é formado por Cacilda Gallo, David Ramos, Paulo R. Saggiorato, Regina Crippa, Reiko Fregonezi, Tereza Pierina, Adriano da Cunha, Maria Sttela Fioroni, Antônio Romão e Zicata, além de Thiago Pistori que segue no carro de apoio.



Logo do Facebook Deixe seu comentário