Leila Navarro apresenta palestra “Felicidade, Qualidade de Vida e Bom Humor”

Leila Navarro apresenta palestra “Felicidade, Qualidade de Vida e Bom Humor”

Webmaster 19/10/2010 - 13:31
A escritora e empresária Leila Navarro deu uma palestra na manhã do dia 15 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, e contou com a presença de profissionais ligados ao Magistério descalvadense e de outras cidades. Navarro é graduada na área da Saúde pela Universidade de São Paulo, é especialista no Comportamento Humano, em Medicina Comportamental e possui certificações em cursos de Programação Neurolinguística.

Antes de começar a palestra – cujo tema era “Felicidade, Qualidade de Vida e Bom Humor” -, foi apresentado um vídeo em que Leila Navarro aparece, em montagem, contracenando com atores famosos em cenas clássicas do cinema. Ao final da apresentação do vídeo, a palestrante irrompeu o recinto, de forma performática, dançando e interagindo com a platéia.

Leila Navarro propôs quebrar paradigmas, centrando no tripé “acertar é humano”, “nada muda se a gente não muda” e “vantagem, só se for para todos”; e pregou a autodependência e a interdependência das pessoas, a partir da autoconfiança, do autoconhecimento e auto-estima.

“Loucura eu chamo de felicidade. Nós nascemos para ser felizes. E pessoas felizes se relacionam melhor, ficam menos doentes. Ser feliz é essencial”, disse a palestrante. Navarro lembrou do recente resgate dos mineiros presos no deserto de Atacama, no Chile, a 700 metros de profundidade. “Quem esperava que eles saíssem tristes, ficou surpreso com a felicidade com que eles apareceram, barbeados, cheirosos e vibrantes. Os cientistas estão estupefatos. Eu não sei se agüentaria ficar tanto tempo naquele lugar”, afirmou.

Navarro disse que em 2014 o Brasil será a 5ª economia do mundo, mas precisa perder a mentalidade de “pobre” – não no sentido monetário, ou pejorativo, da palavra, mas no posicionamento e postura diante das adversidades. “Quem está na Educação não pode apenas fazer o possível. Deve ir além. O possível é muito pouco. Querer não é poder; querer é fazer. É preciso ir além do dever. Isso se chama comprometimento”.

Citando o filósofo chinês Confúcio (551 AC/ 479 A/C), Navarro afirmou que “tudo o que eu escuto eu esqueço; tudo o que eu vejo eu lembro; e tudo o que eu faço eu aprendo”. “Cada coisa que eu faço é a melhor. Essa é a minha melhor palestra, porque me dá tanto prazer como a da primeira vez e também porque pode ser a última. A de amanhã será melhor. Então, a gente tem que fazer sempre o melhor. Você está onde você se pôs. Se está aqui é porque é um momento mágico, e essa magia é sua”, asseverou. Referindo-se aos professores, Navarro explicou que “o que fazemos aqui não é para nós, mas para quem estará aqui em 50 anos. Esse presente que a prefeitura dá não só para professores e alunos, mas para a vida toda”.


Após reafirmar a necessidade de cada um buscar a felicidade, Leila disse que “o ser humano não sabe viver a tristeza. Parece que sempre temos de estar sorrindo, feliz. Viver a tristeza não é problema. Quem não sonha não realiza. Quando você aspira algo de verdade, o universo conspira a seu favor. Mas, é preciso haver comprometimento”.

Leila Navarro termina a palestra apresentando a todos a canção “Color Esperanza”, do compositor argentino Diego Torres, cujo refrão diz “Saber que se pode, querer que aconteça/ Esquecer os medos, jogá-los pra fora/ pintar sua cara com a cor da esperança/Tentar o futuro com o coração”.




Logo do Facebook Deixe seu comentário