Termina o programa “Multiplicadores 2010”

Termina o programa “Multiplicadores 2010”

Webmaster 20/10/2010 - 22:30

A Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, realizou o programa “Multiplicadores”, juntamente com profissionais do NAICA (Núcleo de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) e CEME (Centro de Especialidades Médicas), destinado aos alunos de 5ª série matriculados na rede municipal de ensino. O programa abordou, de forma didática, temas como drogas, sexualidade, violência e “bullying”.

As palestras foram ministradas pelas psicólogas Melina Vianna Fava Pratta (Ceme) e Joselaine Marinelli Barbalho (NAICA)

Ao todo, 90 alunos receberam informações sobre os efeitos danosos das drogas, como psicotrópicos, tabaco, anfetaminas, ecstasy, cocaína, maconha, crack e solventes, como cola de sapateiro e tiner – que é um solvente encontrado em tintas e vernizes.

Foi abordada a questão da sexualidade, descrita pelas palestrantes como “um modo próprio de ser, de se manifestar, de se comunicar com os outros, de sentir, expressar e viver o amor humano”.

Outro tema apresentado foi tipos de violência, dentre eles o chamado “bullying’ – termo em inglês que vem de “bully” (valentão). O “bullying” se apresenta nos atos de violência física ou psicológica, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir o outro, ou grupo de indivíduos, incapaz de se defender.

Os alunos assistiram a um trecho do filme “Pinóquio”, em que o personagem é convidado a ir à “Ilha dos Prazeres” – onde não há regras. No final do filme, Pinóquio acaba percebendo que ficara escravo de seus próprios prazeres. Ao final da apresentação, os alunos foram convidados a refletir sobre o que foi apresentado na sala de aula.

Logo do Facebook Deixe seu comentário