Anteprojeto de lei criado por Marco Galetti prevê instalação de ecipientes com álcool gel

Anteprojeto de lei criado por Marco Galetti prevê instalação de ecipientes com álcool gel em estabel

Webmaster 11/11/2010 - 08:58
Um anteprojeto de lei, de autoria do vereador Marco Antonio Galetti (PT), prevê a instalação de recipientes com álcool gel anti-séptico ou produtos similares nos estabelecimentos que prestam serviços de saúde.

Marco o fez, especialmente, após ter sido procurado por um munícipe que lhe deu a sugestão. O cidadão relatou sua preocupação após ter ido visitar um familiar e, inclusive, dirigindo-se a outros quartos do hospital.

O intuito é que haja a devida assepsia em instituições públicas e privadas, como hospitais, clínicas, farmácias, ambulatórios, consultórios médicos e odontológicos e afins.
Além disso, recentemente, para tentar conter o avanço das infecções hospitalares, a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução que determina o uso do álcool em todos em hospitais. “A Anvisa entende que a obrigatoriedade do álcool gel é uma medida importante e barata para a prevenção e controle das infecções em hospitais”, explica Marco.

É assim que o uso do álcool gel nas unidades de saúde passa a ser obrigatório. O produto também deverá ficar disponível nas salas em que há atendimento de pacientes, nas salas de triagem, de pronto atendimento, unidades de urgência e emergência, ambulatórios, unidades de internação, terapia intensiva, clínicas e consultórios.

Sem citar os serviços de atendimento móvel e lugares onde são realizados procedimentos invasivos. Segundo a norma publicada pela Anvisa, as unidades públicas e particulares têm 60 dias para o cumprimento da nova norma.

A medida veio após a confirmação de casos de contaminação em Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Espírito Santo, além da morte de 24 pessoas em São Paulo e de 18 no Distrito Federal, contaminadas pela bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase.
A opção pelo álcool gel se deu a partir da constatação da preferência do consumo nacional, quando das campanhas do Ministério da Saúde e notícias sobre a propagação do vírus da gripe A.

Junto ao álcool gel, também cresceu o consumo de sabonetes líquidos, indicados, principalmente, para ambientes públicos, no lugar da versão do produto em barra. “E muitas pessoas já opinam que o uso não será passageiro e constitui um novo hábito de higiene pessoal”, diz Marco.

Ele lembra que o álcool gel é uma maneira eficiente de combater bactérias. “É mais prático. Nós mexemos em dinheiro, abrimos e fechamos portas fora do ambiente familiar, cumprimentamos pessoas durante todo o dia. Não é preciso ir ao banheiro para lavar as mãos”, afirmou ao se pronunciar acerca de seu anteprojeto.

Para Marco, é necessário que as autoridades trabalhem para que este hábito tome conta de todos, motivo pelo qual optou por elaborar esta proposta em âmbito local.

O Anteprojeto de Lei foi remetido à Prefeitura Municipal de Descalvado no decorrer da semana e, se acatado pelo Prefeito, Luís Antonio Panone (PPS), deverá voltar à Câmara sob a forma de Projeto de Lei para votação.

Logo do Facebook Deixe seu comentário