Disponibilização de “Eletrocardiograma portátil” na rede pública é reivindicação de Magela

Disponibilização de “Eletrocardiograma portátil” na rede pública é reivindicação de Magela

Webmaster 11/11/2010 - 09:00
Um tipo de exame denominado “Holter” foi o alvo de indicação apresentada pelo vereador Geraldo Magela Izeppe (PTB) durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (8).
O “Holter”, nada mais é, do que o eletrocardiograma portátil de longa duração, realizado com o aparelho que grava continuamente o ritmo cardíaco, nas pessoas em suas atividades normais, durante as 24 horas do dia.

Ele detecta se existe alguma anomalia nas funções do coração e permite aos médicos determinarem como o órgão está respondendo às atividades corriqueiras do paciente.
“É uma exame importantíssimo, mas em Descalvado não é disponibilizado à população via Sistema Único de Saúde”, explica Magela.

Atualmente, se necessitar, o paciente precisa deslocar-se a outras cidades da região ou, caso contrário, arcar com as despesas do exame em consultório particular. “E sabemos que são muitas as pessoas que realmente necessitam deste exame, mas não dispõem de recursos financeiros para realizá-lo aqui no Município, mediante consulta paga”, afirmou o parlamentar.

Tendo em vista este quadro, Magela resolveu discutir o assunto na Câmara Municipal e levá-lo ao conhecimento das autoridades e, especialmente, do Prefeito, Luís Antonio Panone (PPS), para que enfim o exame de “Holter” seja disponibilizado na rede municipal de saúde.

Logo do Facebook Deixe seu comentário