Ricci quer a instituição de “Vigilantes da Natureza” em Descalvado

Ricci quer a instituição de “Vigilantes da Natureza” em Descalvado

Webmaster 11/11/2010 - 09:00
O vereador Sebastião José Ricci (PP) elaborou propositura e debateu com os colegas na Câmara Municipal a idéia da instituição de um grupo de “Vigilantes da Natureza” em Descalvado.

Os vigilantes, segundo sua indicação, seriam representados por alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, com o objetivo único de defender o meio ambiente. “Muitas pessoas pensam que pelo simples fato de não jogar lixo nas ruas, separar o lixo reciclável do não reciclável já é o suficiente para resolver o problema do meio ambiente e não é bem assim que funciona”, pondera Ricci.

Para ele, a preservação é um conjunto de medidas que devem ser adotadas por todos, de forma a garantir o futuro do planeta. “A conscientização é a única maneira de amenizar ou até mesmo de acabar com a degradação do meio ambiente”, defende.

Conforme a proposta de Ricci, os “Vigilantes da Natureza” atuariam mediante orientação sobre a preservação ecológica, da utilização adequada da água (evitando desperdícios), e organização de trabalhos voltados às questões ambientais, tais como: coleta seletiva, reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos e orgânicos, arborização de ruas e praças, preservação do verde, recuperação das matas ciliares, limpeza de córregos e seus mananciais e promoção de ações que tenham o sentido de estimular a todos o conhecimento e o respeito ao meio ambiente.

Ainda na pauta de trabalhos desta semana do Legislativo local, Ricci encaminhou um anteprojeto de lei ao Executivo que dispõe sobre a obrigatoriedade de instituições financeiras (e demais estabelecimentos que operem com financiamento, crediário ou empréstimo) a fixar placa ou cartaz informativo sobre o direito do consumidor de antecipar o seu débito, de ter redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

“O consumidor brasileiro precisa de informação com referência a finanças, pois, se por um lado é fácil ter acesso a qualquer linha de crédito, por outro lado, se torna difícil fazer a quitação”, alerta Ricci.

Ele destaca que a antecipação de crédito é um direito de todo cidadão conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Para ele, seu anteprojeto é de grande valia e precisa ser implantado, visto que a população descalvadense deve ser instruída de mais esse direito.

A medida, segundo disse, beneficiaria todos os consumidores, já que ao saber que o pagamento antecipado das contas implica desconto proporcional, pode gerar auxílio no orçamento ao final do mês.

Logo do Facebook Deixe seu comentário