Anteprojeto de Marco Galetti pretende diminuir consumo de água

Anteprojeto de Marco Galetti pretende diminuir consumo de água

Webmaster 17/11/2010 - 22:30
Em defesa do meio ambiente, o vereador Marco Antonio Galetti (PT) apresentou Anteprojeto de Lei em que pretende incentivar a queda no consumo de água no Município.

Tal incentivo se dará mediante a concessão de um bônus-desconto de 20% sobre a economia realizada.

“Esta é uma forma que encontramos para fomentar a economia de água, favorecendo não só o meio ambiente, como o próprio ser humano, que depende deste precioso bem para sobreviver”, explica Marco.

Ele destaca que a abundância de água no planeta causa uma falsa sensação de recurso inesgotável. Segundo especialistas, 95,1% da água é salgada, sendo imprópria para consumo humano. Dos 4,9% restantes, 4,7% estão na forma de geleiras e regiões subterrâneas e, somente 0,147% estão aptos para o consumo em lagos, nascentes e lençóis.

Marco tratou de aspectos bastante técnicos e lembrou que a maioria dos pesquisadores concorda que a ingestão de água pura é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, prevenção das doenças e proteção do organismo contra o envelhecimento.

Ainda segundo informou no encaminhamento de seu anteprojeto, o Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce, com 12% do total mundial.

No entanto, os rios e lagos brasileiros vem sendo comprometidos pela queda da qualidade da água disponível para captação e tratamento, especialmente, nas grandes cidades, onde ocorre o despejo de esgotos domésticos e industriais.

“Diante desse panorama, é evidente que é cada vez mais necessária a preservação e conservação dos recursos hídricos, com projetos e ações que visem sempre a qualidade de rios e lagos”, defende Marco.

E é justamente visando à preservação das águas, através do seu uso racional, é que o vereador elaborou o referido anteprojeto, que teve seu trâmite na 42ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (16).

A concessão do desconto que propôs, é a forma inicial encontrada para alcançar a queda no consumo de água e o uso consciente.

Caso a Municipalidade encampe a idéia, a redução será calculada tomando por base o consumo de água registrado no mesmo mês do ano anterior e, ficarão a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, as medidas necessárias.

Logo do Facebook Deixe seu comentário