Ensino de Libras pode ser aplicado na Rede Pública

Ensino de Libras pode ser aplicado na Rede Pública

Webmaster 17/11/2010 - 22:47

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode se tornar uma realidade em toda a Rede Municipal de Descalvado, a partir de proposta apresentada pelo Presidente do Legislativo descalvadense, Luiz Carlos Viana (PPS).

Ele está pedindo que o Chefe do Poder Executivo, Luís Antonio Panone (PPS), determine à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEEC) que proceda estudos quanto à possibilidade de contratar um especialista nesta área, a fim de proporcionar aos alunos e profissionais do magistério municipal noções de Libras.

Esta é a língua de sinais natural da comunidade surda, tem regras morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas próprias e, desta forma, possibilita o desenvolvimento cognitivo da pessoa, favorecendo acesso aos conceitos e conhecimentos existentes na sociedade.

“Preparando nossos profissionais e nossos estudantes, estaremos intercedendo para que possam compreender melhor os deficientes auditivos, incluindo-os precocemente na sociedade”, acredita Luiz Carlos.

Na Sessão realizada na manhã desta terça-feira (16), coincidindo com a proposta levada ao Plenário por Luiz Carlos, os vereadores receberam durante a Sessão vários alunos do CAIC “Dr. Cid Muniz Barreto”, situado no Parque Morada do Sol.

Na ocasião, as crianças apresentaram aos parlamentares a música “Planeta Água”, justamente, na linguagem brasileira de sinais, sob o comando da Profª Nilce Danaga, levando muita emoção aos presentes na Casa de Leis.

 

 

 

Logo do Facebook Deixe seu comentário