Audiência pública sobre o projeto Uniduto Poliduto será na quinta-feira

Audiência pública sobre o projeto Uniduto Poliduto será na quinta-feira

Webmaster 17/11/2010 - 23:12
A Uniduto Logística S.A., empresa criada por um grupo que representa um terço da produção nacional de etanol, realiza em Descalvado, no dia 25 de novembro, quinta-feira, Audiência Pública para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Uniduto. A audiência acontece, às 17h, no Cinema Teatro Estação, Avenida Dom Pedro II, s/nº. – Centro. As informações são da Lead Comunicação e Sustentabilidade.

As obras começam em 2011, com término previsto para 2013. A rede de dutos terá uma extensão de 600 quilômetros e contará com quatro centros coletores no Estado de São Paulo, localizados nas cidades de Serrana , Botucatu, Anhembi e Santa Bárbara d’Oeste; dois terminais de distribuição para o mercado interno, em Paulínia e Caieiras, na Região Metropolitana de São Paulo, e um terminal de exportação na Baixada Santista , onde também operará um porto próprio offshore. Calcula-se que o duto terá capacidade para transportar 16,6 bilhões de litros por ano.

A audiência, coordenada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), faz parte do processo de licenciamento ambiental do Projeto Uniduto e visa apresentar à população as principais características do empreendimento. A dutovia cortará diversas propriedades rurais locais, a partir do Rio Mogi Guaçu.

Para demonstrar a viabilidade de seu projeto, a Uniduto desenvolveu um minucioso estudo que envolveu 22 empresas de consultoria, e mais de 100 especialistas das áreas de engenharia, geologia, biologia, economia, sociologia, geografia e comunicação social, dentre outras. É este trabalho que resultou no EIA e no Rima que serão apresentados na audiência e que se encontram à disposição da comunidade, na Biblioteca Pública “Gerson Álfio de Marco”.

O EIA refere-se ao estudo completo do Projeto Uniduto. Em nove volumes, apresenta as informações gerais do empreendimento, justificativas, abordagem metodológica, diagnósticos e análises ambientais, traçados, mapas e plantas, entre outros. Já o Rima traz, de forma simples e em linguagem direta, as principais informações e conclusões do EIA.

O Projeto Uniduto terá um total de 612,4 km de extensão de dutovia que passará por 46 municípios do Estado de São Paulo. Serão implantados quatro terminais coletores nas regiões de Serrana, Botucatu, Anhembi e Santa Bárbara d’Oeste; dois terminais de distribuição para o mercado interno em Paulínia e na Região Metropolitana de São Paulo (Caieiras), além de um terminal de exportação na Praia Grande, onde também operará um porto próprio afastado da costa (off shore).

Atualmente o Projeto Uniduto encontra-se em fase de licenciamento ambiental. No dia 30 de julho a empresa protocolou na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e o Estudo de Análise de Risco (EAR) do Projeto Uniduto e no dia 2 de agosto assinou com o Governo do Estado de São Paulo um protocolo de intenções para a realização do projeto. A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2011.




Logo do Facebook Deixe seu comentário