Vocação de Descalvado para a Capital Nacional do PET é destaque na ABAG/RP

Vocação de Descalvado para a Capital Nacional do PET é destaque na ABAG/RP

Webmaster 30/11/2010 - 13:36
A vocação econômica do município de ser a Capital Nacional dos Produtos PET é destaque na última edição do informativo da ABAG/RP (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto). A repórter Valéria Ribeiro recentemente esteve em nossa cidade, em virtude do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, que acaba de completar dez anos de existência, acompanhando um grupo de alunos da EMEF “Edna Maria do Amaral Marini” em visita à Usina Ipiranga.

Valéria Ribeiro entrevistou o prefeito Luís Antonio Panone, em seu gabinete. Panone falou das dificuldades iniciais da atual administração, com o fechamento da Cooperfrango, e da busca de uma nova inspiração econômica, como a Capital dos Produtos PET.

Essa é a íntegra da reportagem em destaque no informativo da ABAG/RP:

“Descalvado: da Capital do Frango à Capital do PET

Poucos dias depois de tomar posse como prefeito de Descalvado, e janeiro de 2009, o advogado Luís Panone, em seu primeiro mandato, enfrentou seu primeiro grande desafio. O maior empregador da cidade, o frigorífico Cooperfrango, com 26 anos de funcionamento, fechou as portas. Ficaram sem emprego 1.600 pessoas, a maioria mulheres, e na cadeia produtiva, outros 4.000 postos de trabalho indireto foram fechados.

Era preciso repensar a economia da cidade conhecida como a Capital Brasileira do Frango de Corte, e despertar para novas vocações econômicas. Buscando ações inovadoras a prefeitura encontrou na “velha vocação agrícola” a saída para o desenvolvimento.

Com uma área de 73.000 hectares e 894 unidade produtivas, sendo 623 com até 50 hectares, era preciso identificar as potencialidades do município, tendo como alicerce os agricultores da cidade, muitos deles antigos fornecedores de milho e frango da Cooperfrango.

Arranjos Produtivos Locais foram criados em parceria entre órgãos públicos e a iniciativa privada. Dois merecem destaque: o APL do leite e o do mel.

A cidade já possuía um laticínio privado importante, com o processamento de 17 milhões de litros de leite por ano, portanto concentrou seus esforços para atender os pequenos produtores, que trabalhavam na ilegalidade, e criou o Leite Legal. O trabalho realizado até agora visou a melhoria da qualidade da matéria prima. Agora será possível pensar na agregação de valor com a criação de uma marca, e melhor remuneração para todos. Atualmente grande parte da produção é direcionada para a merenda das 25 escolas municipais e para o café da manhã dos trabalhadores rurais. O consumo é de 2 mil litros de leite por dia.

A merenda da cidade é o grande ganha pão dos pequenos agricultores locais e até dos produtores das hortas urbanas. Em Descalvado não existe cantina nas escolas, os alunos têm que se alimentar obrigatoriamente do que é oferecido pela prefeitura: merenda fresca e farta. São 6 mil refeições diárias.

Os pequenos produtores de mel foram estimulados a criar uma associação para formalizar a atividade, que resultou na especialização e na construção da Casa do Mel. Hoje os apicultores da cidade envasam toda sua produção com a marca Apinuts, devidamente registrada.

A cidade de 32 mil habitantes entende a importância do campo. É uma das poucas do interior que possui Secretaria de Agricultura. Um órgão atuante que oferece aos pequenos agricultores a Patrulha Agrícola, um serviço de aluguel (simbólico) de tratores e implementos agrícolas, para facilitar o trabalho nas propriedades.

A base da economia local está no agronegócio, reconhece a administração municipal, mas Descalvado tem uma economia muito diversificada. A mineração, por exemplo, é um segmento muito forte na cidade. A areia industrial ali extraída é utilizada em indústrias de vidro e fundição da região e de todo país.

A agroindústria mais importante da cidade é a Usina Ipiranga, com produção prevista de 2.070 toneladas de açúcar e 64,2 milhões de litros de etanol para essa safra. Existem ainda dezenas de pequenas fábricas de ração, hoje com pouca produção.

Mas é um outro setor também ligado à agricultura que está fazendo a cidade sonhar com mais um título, o de Capital Nacional dos Produtos Pet (animais de estimação). Como sede de algumas das mais importantes indústrias produtoras de nutrição animal e medicamentos veterinários, Descalvado pretende ser referência para um dos setores que mais crescem no mundo, e busca parcerias e inovações. Realizou em meados de setembro uma grande feira dedicada aos produtos Pet, com concursos de animais e exposição de produtos. A prefeitura está incentivando a criação de uma fábrica de roupas e mimos para estes animais. A administração local também oferece benefícios fiscais com o objetivo de atrair empresas ligadas à piscicultura, e ainda busca implementar o turismo rural, por possuir cachoeiras e fazendas centenárias.

Como boa vontade política e criatividade, para manter uma economia diversificada, é que a cidade poderá melhorar ainda mais a qualidade de vida de seus moradores que tem índice de Desenvolvimento Humano de primeiro mundo, 0,82. Onde 24% do orçamento são destinados à área de saúde, que é referência regional; que possui 25 escolas municipais e uma universidade com cursos específicos para o agronegócio; tem 95% das ruas pavimentadas e 100% iluminadas; além de 99% do esgoto coletado, e que em breve será todo tratado. A diversidade da economia local acomoda 600 estabelecimentos comerciais, 1.300 prestadores de serviço e 7 agências bancárias.

Quem não tem frango, tem cães e gatos. E a cidade quer todos eles. Há uma expectativa muito positiva para o reativamento do antigo frigorífico, arrematado em leilão, e que deve reabrir as portas até o final do ano. Para o prefeito é perfeitamente possível ser concomitantemente duas Capitais, a do Frango de Corte e a dos Produtos PET. Por falta de vontade é que não será”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário