Assinado convênio para a instalação da “Praça de Exercícios do Idoso”

Assinado convênio para a instalação da “Praça de Exercícios do Idoso”

Webmaster 10/12/2010 - 17:00
O prefeito Luís Antonio Panone esteve em São Paulo, na sede do Fundo Social de Solidariedade, no último dia 9 de dezembro, juntamente com a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, primeira-dama Jose Panone, assinando convênio para a implantação do programa “Praça de Exercícios do Idoso”, que será instalada na Praça do Descobrimento, atrás do Centro Cultural “Maria Aparecida Fioroni Kastein” (Fepasa).

O chefe do Executivo descalvadense e a secretária Jose Panone foram recebidos pelo chefe de gabinete do FUSSESP, doutor Murilo Giannini Bertolotti.

A criação da Praça de Exercícios do Idoso foi desenhada para permitir a realização de exercícios físicos sem acompanhamento de especialista, com objetivo de melhorar o equilíbrio e da marcha, o fortalecimento de musculatura proximal de membros inferiores, a melhoria da amplitude articular e o aumento de flexibilidade muscular.

Segundo o portal do FUSSESP, a Praça de Exercícios do Idoso compõe-se de seis estações com placas autoexplicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. São elas: Estação Barras Paralelas, que facilita a marcha e melhora o equilíbrio; Estação Senta-Levanta, que fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento; a Estação Rampa-Escada, que aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento; a Estação Ergometria, quem melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; a Estação Placa Giratória, que melhora e mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço; e, finalmente, a Estação Escada para Dedos, que melhora e mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.

Ainda de acordo com o FUSSESP, “no Brasil 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, cuja frequência aumenta com a idade. A queda representa a principal causa de morte por acidente na população idosa”.



Logo do Facebook Deixe seu comentário