Tem início o programa de geração de emprego e renda “Costurando Laços”

Tem início o programa de geração de emprego e renda “Costurando Laços”

Webmaster 14/12/2010 - 08:28
Um grupo de dez mulheres descalvadenses começou na tarde da última segunda-feira (13) o curso de formação profissional de costureiras, dentro do programa “Costurando Laços”, promovido pela Prefeitura e pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, tendo à frente a secretária e primeira-dama Jose Panone, que firmou convênio em julho de 2010, com o Fundo Social de Solidariedade do governo do Estado.

Os objetivos do “Costurando Laços” – por intermédio da confecção e venda de lingeries - são o de contribuir para a diminuição do desemprego; motivar a busca de melhores condições de vida junto às participantes; oferecer a possibilidade de se obter uma renda alternativa por meio da costura de lingerie, elevando a auto-estima das alunas, socializando-as, a fim de que se percebam como membros úteis à sociedade e sintam-se à vontade para transformar a realidade em que vivem.

As alunas receberão orientação sobre o funcionamento e utilização das máquinas de costura; capacitação para o uso correto de moldes, corte e alinhavo; oficinas sobre cooperação, solidariedade, produção e mercado; e produção e geração de renda. As costureiras ficarão com 70% da renda e o restante será revertido ao Fundo Social de Solidariedade do município, para a reposição de materiais e continuidade do projeto.

O curso terá duração de sete meses. As aulas serão no período de segundas às quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, no Centro Comunitário “Alberto Sundfeld” (Plimec). De acordo com a coordenadora do curso, professora Ana Carolina dos Santos, calcula-se que em trinta dias as primeiras peças estarão disponíveis para comercialização.

EstimAção – Outro programa social que vai formar costureiras industriais é o “EstimAção”, também promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Em julho desse ano, o prefeito Luís Antonio Panone, a secretária Jose, e o vereador Sebastião José Ricci (PP) estiveram em São Paulo para a assinatura de convênio visando a implantação do “EstimAção”, no valor de R$ 100 mil, por intermédio de emenda parlamentar do deputado estadual Aldo Demarchi (DEM). Com os recursos foram adquiridas máquinas de costura, de várias funcionalidades, e uma Kombi. O objetivo do programa é melhorar a condição de vida e a auto-estima das pessoas em vulnerabilidade social, proporcionando uma renda alternativa por meio da costura.



Logo do Facebook Deixe seu comentário