Com iniciativa de Ricci, Descalvado terá Semana de Prevenção do Colesterol

Com iniciativa de Ricci, Descalvado terá Semana de Prevenção do Colesterol

Webmaster 16/12/2010 - 14:25
Por unanimidade de votos, o vereador Sebastião José Ricci (PP) viu um projeto de sua autoria aprovado na noite desta segunda-feira (13) e, a partir da sanção, Descalvado passará a contar com uma Semana Municipal de Prevenção e Controle do Colesterol.
A realização deverá ocorrer, anualmente, na segunda semana do mês de agosto, ficando a cargo das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e Cultura e a de Esportes, Lazer e Turismo, criar programas específicos sobre o tema, inclusive, a partir de convênios com instituições da área da saúde.

Na mensagem do projeto, para justificar, Ricci deu detalhes acerca do tema. Segundo elucidou, o colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente no organismo, fundamental para o seu funcionamento normal.

É o componente estrutural das membranas celulares e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. “Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina “D” e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras, sendo, que 70% do colesterol são fabricados pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta”, disse no encaminhamento da matéria.

Existem dois tipos de colesterol no sangue, o LDL (low density lipoprotein) também chamado de “mau” colesterol, que promove o depósito da gordura nas paredes das artérias.

O HDL colesterol (high density lipoprotein), também chamado de “bom” colesterol, transporta o mesmo das células para o fígado, eliminando-o pela bile ou fezes. Fornece proteção contra a arteriosclerose e, se o seu nível está baixo, o risco de doença cardiovascular aumenta. “Não há dúvida de que ter colesterol alto é uma das principais causas dos ataques cardíacos, assim sendo, apresento aos meus pares esse Projeto de Lei com o objetivo fundamental de constituir um conjunto de ações articuladas, para prevenção e controle do colesterol em nosso Município”, afirmou Ricci.

Após a aprovação, o Projeto foi enviado ao Poder Executivo para sanção por parte do Prefeito, Luís Antonio Panone (PPS), motivo pelo qual deve passar a efetivamente ser colocado em prática em 2011.

Logo do Facebook Deixe seu comentário