Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados

Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados

Webmaster 17/12/2010 - 02:00
Em 2010 o Estado de São Paulo vivenciou uma das maiores epidemias de dengue, inclusive com aumento da ocorrência da dengue hemorrágica. Com base nos dados e evidências científicas, estão sendo traçadas estratégias de enfrentamento da doença nos âmbitos da prevenção e do tratamento.

Estratégias para o tratamento - Em Descalvado, todos os profissionais de saúde e também de outras secretarias estão sendo capacitados para identificação, notificação e atendimento dos casos de suspeita de dengue. Em todas as Unidades de Saúde serão dados os primeiros atendimentos, inclusive com coleta de sangue diária e hidratação. Regionalmente estão sendo disponibilizados leitos gerais e de UTI para os casos que apresentarem complicações.
Estratégias para a prevenção - A prevenção só se faz com o apoio da comunidade em geral. Com esse pressuposto, os técnicos da área estão realizando um trabalho nas empresas, igrejas, prédios públicos, divulgando informações e formando multiplicadores.

Desde outubro está sendo realizado o “Arrastão de Areia”, com colocação de areia nos vasos dos domicílios, que na nossa cidade, representa um dos principais criadouros do Aedes aegypti. Foi realizada capinagem em todos os terrenos da Prefeitura e intensificou-se a notificação pela limpeza dos terrenos por todo o município, inclusive com aplicação de multa, se necessário. Intensificaram-se também as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Controle de Vetores, além da nebulização de pontos estratégicos.

Em janeiro de 2011, após as chuvas e festas de final de ano (responsável pelo acúmulo de criadouros), será realizado um Mutirão de Limpeza com contratação de caminhões e auxiliares. Nas reuniões com pais realizadas pelas escolas municipais ainda esse ano, será haverá um profissional de saúde para alerta, informações pertinentes e distribuição de materiais.

Durante o mês de fevereiro de 2011, será intensificado o trabalho nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com distribuição de jogos educativos e concurso. Pretende-se desenvolver um trabalho com os catadores de material reciclável, com início previsto para janeiro.
Dia D: De 22 a 27 de novembro foi realizada a Semana de Mobilização no Combate a Dengue com orientações nas EMEFs. A IEC Cristiane Valverde Araújo, acompanhado do “Mosquito da Dengue” estiveram nas escolas fazendo orientações e distribuindo folhetos. No dia 27, a equipe de Controle de Vetores realizou trabalho educativo: “O certo e o errado no combate à dengue”. As crianças e responsáveis puderam passear no “Trenzinho da Aurora”, com a presença do “Mosquito da Dengue”, que cativou os participantes.

Com a chegada do verão, todo cuidado é necessário, vistoriando frequentemente os quintais, eliminando os criadouros que possam acumular água. Só assim, ficaremos livres da doença. Porque a dengue se combate todo dia.

Logo do Facebook Deixe seu comentário